Curso

Classificação de Risco em Urgência e Emergência: Protocolo de Manchester

 

 

***Inscrições encerradas***
Clique aqui para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

 

Carga horária: 45h

 

Apresentação:
O curso de extensão Classificação de Risco em Urgência e Emergência - Protocolo de Manchester na modalidade a distância oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais em parceria com o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco – GBCR,  conta com os recursos tecnológicos do Ambiente Virtual de Aprendizagem e com apresentação de programas televisivos do Canal Minas Saúde e ainda com material de referência de estudo.

A metodologia do curso é voltada para o desenvolvimento da aprendizagem utilizando os recursos tecnológicos por meio de multimídia: material web, material impresso, fórum interativo disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem e vídeo-aulas apresentadas no Canal Minas Saúde, que contribuirão para a produção do conhecimento por meio da auto-aprendizagem e interação entre aluno/material didático, aluno/aluno e aluno/pesquisa, aluno/tutor consolidando a comunidade de aprendizagem.

Para garantir a qualidade do processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento das competências previstas o curso terá o acompanhamento de especialistas denominados tutores.

 

Objetivo Geral:
Preparar médicos e enfermeiros para a implantação e implementação do Sistema Manchester como linha guia da urgência e emergência nos pontos de atenção desta rede.

 

Objetivos específicos:
• Divulgar a Linha Guia da Urgência e Emergência.
• Preparar Apoiadores das GRS para implantação e implementação do Sistema.
• Orientar gestores para adesão ao projeto e sua implantação no serviço.
• Capacitar médicos e enfermeiros que trabalham nos pontos de atenção de urgência e emergência a serem Classificadores do Sistema Manchester.
• Capacitar gestores e profissionais da saúde na organização do fluxo dos serviços e rede de urgência.

 

Público:
• Médicos e enfermeiros que trabalham nos pontos de atenção em urgência e emergência.
• Os participantes deverão ser indicados pelo gestor do município.

 

OBS: Informações sobre acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e início das aulas serão previamente enviadas aos participantes no e-mail cadastrado no ato da inscrição.

 

Contatos:
Núcleo de Educação a Distância: (31) 3064-3732 / 3733 / 3744 / 3706 ou nead@canalminassaude.com.br