Notícias

publicado em 14 de Fevereiro de 2012

Campanha de Carnaval 2012 foca no uso do preservativo

Ministério da Saúde e SES-MG chamam a atenção da população para o aumento do número de casos de Aids no público jovem masculino

por Wander Veroni

 

Conscientizar as pessoas sobre os riscos de ter relação sexual sem preservativo. Este é o objetivo da Campanha de Carnaval 2012 do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A campanha, que começa a ser veiculada nesta terça-feira (14), tem como tema o slogan: “No Carnaval rola de tudo, só não rola sem camisinha”.

Além disso, a ação deste ano tem como meta alertar os jovens homossexuais de 15 a 24 anos, faixa que apresentou crescimento no número de casos de AIDS nos últimos anos. Clique aqui para ver o vídeo da campanha do Ministério da Saúde. Segundo dados Boletim Epidemiológico AIDS 2011 mostram que, nos últimos 12 anos, a porcentagem de jovens de 15 a 24 anos com AIDS caiu 20,1%, enquanto entre os gays da mesma idade houve aumento de 10,1%. Em 2010, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com AIDS, havia 10 heterossexuais. Essa relação, em 1998, era de 12 para 10.

Em Minas Gerais, o total de casos de AIDS registrados até janeiro de 2012 somam 31.559 casos. No estado, os heterossexuais correspondem a 51,28% do total de casos de AIDS entre 1983 e 2012, sendo a média de casos novos notificados nos últimos cinco anos foi de 1.736 casos. E a taxa de incidência é de 6,68 casos a cada 100.000 habitantes

O diretor do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, destaca que o crescimento da doença entre o público jovem é tendência mundial, conforme o Relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids). “De acordo com o relatório, em 2010 houve mais de sete mil novas infecções por dia em todo o mundo, sendo 34% em jovens de 15 a 24 anos. Preocupado com o cenário atual, o Unaids prevê, entre suas diretrizes estratégicas para 2015, que os países reduzam pela metade a transmissão sexual do HIV entre jovens gays”, detalha.

Campanha

Em Minas Gerais, a Coordenação Estadual de DST/AIDS da SES-MG escolheu trabalhar com a prevenção, abordando o uso do preservativo em qualquer situação.  O slogan criado para Campanha foi “Curta o carnaval com camisinha” e o objetivo dessa campanha é chamar a atenção da população sobre a importância do uso constante do preservativo, independente da idade, sexo, raça e orientação sexual.  Para a campanha de carnaval de 2012 foram produzidos materiais informativos como cartazes e folders.

Esses materiais serão distribuídos para todas as 18 Superintendências Regionais de Saúde e as 10 Gerências Regionais de Saúde que distribuirão para os municípios de sua jurisdição e também para as 39 entidades da Sociedade Civil que estão localizados em todo o Estado, que farão atividades de prevenção nas ruas, além de parcerias com a Policia Militar, a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, Secretaria de Estado de Defesa Social, Escola de Saúde Pública, Fundação Hemominas, entre outros, que desenvolverão ações sobre a temática.

Ao todo, 54 municípios recebem recurso federal para desenvolverem ações de prevenção as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, HIV/AIDS, promoção à saúde, assistência e diagnóstico as DST/HIV/AIDS. Com a finalidade de compor as ações nesta data, o Estado enviou o total de 3.366.144 preservativos masculinos e 58.360 gel lubrificantes para atender a demanda mensal e extra para as SRS/GRS e Sociedade Civil cadastradas, além dos quase 3 milhões de folders e 500 mil cartazes, que fomentam a testagem no período pós carnaval.