Notícias

Mobilização

publicado em 05 de Setembro de 2012

Kit e peça teatral envolvem crianças no enfrentamento da Dengue

Iniciativa da SES-MG em parceria com a SEE-MG pretende conscientizar por meio de jogos lúdicos, teatro e informação estudantes das escolas estaduais de Minas Gerais

por Wander Veroni

O Secretário de Saúde Antonio Jorge entregaà representante da escola o Kit. lúdico-didático que será trabalhado com os alunos das escolas estaduais de Minas Gerais. Foto: Wander Veroni.

 

É brincando que os alunos das escolas estaduais de Minas Gerais vão ajudar no enfrentamento da Dengue. Nesta quarta-feira (05), a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) lançaram o Kit de jogos lúdicos e a peça teatral “Deu a louca no mundo da Fantasia” que conscientiza as crianças a respeito dos perigos do mosquito Aedes aegypti. Clique aqui e confira no Blog do Canal Minas Saúde mais fotos do evento.

O Kit contém um box contendo um DVD com o desenho animado; 10 revistas para serem disponibilizadas nas bibliotecas; máscaras dos seis personagens da história; um CD com foto históricas; um roteiro de teatro para replicar a peça na escola) e um CD com a radionovela.

Na oportunidade, estiveram presentes o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, e a secretária adjunta de Educação, Maria Sueli Pires, e o presidente do presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) Mauro Guimarães Junqueira.

Ao todo, serão enviados kits para 3.702 escolas estaduais, conquistando um público de mais de dois milhões de alunos. Ainda, no final do evento, os presentes puderam conferir a peça teatral infantil sobre a Dengue encenada pelo Grupo Saúde em Cena, que completou cinco anos de atividades. De acordo com a SES-MG, estes novos produtos integram as estratégias de combate à dengue do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue que busca fortalecer a mobilização contra a doença.

“A entrega desse kit é uma ação que não é só da Secretaria de Saúde, mas sim uma ação de Governo ao lado de toda sociedade para juntos conseguirmos o êxito no enfrentamento da Dengue. Nós estamos todos juntos aqui, Saúde e Educação, para mobilizar um público importante, que é o público infantil. É um material do qual estou muito orgulhoso e, com toda certeza, vai ser um sucesso entre as crianças. Tudo isso energizado com a proposta de peça teatral do Grupo Saúde em Cena, que completa cinco anos esse ano, e que vai levar a peça a várias escolas mineiras e, com isso, contribuir para a mobilização, conscientização para a efetivação do combate ao mosquito da Dengue em Minas”, disse o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques.

Ainda, de acordo com o Secretário, pesquisas mostram que as crianças são multiplicadoras da informação dentro de casa. “Esse é o momento ideal para iniciarmos novas ações por causa do período de chuva que se aproxima. Se compararmos os números de notificações de dengue, verificamos que eles estão retroagindo aos índices de 2006/2007. Isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo e que a busca pela redução de casos deve ser constante. Pesquisas já revelaram que não basta comunicar. As pessoas já sabem o que deve ser feito para acabar com os focos do mosquito e o nosso maior desafio é transformar o conhecimento em ação”, finaliza Antônio Jorge.