Notícias

Governo de Minas

publicado em 29 de Janeiro de 2010

Secretaria de Estado da Saúde tem novo secretário

Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem novo secretário. Trata-se do médico psiquiatra Antônio Jorge, que já atuava como secretário adjunto.

Antônio Jorge de Souza Marques tomou posse, ontem (28), da vaga deixada pelo ex-secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Marcus Pestana, que ficou sete anos a frente da pasta. O atual secretário promete dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, principalmente no enfrentamento de algumas doenças, como a dengue e a Influenza A (H1N1).

“São agendas que demandam nosso esforço para manter estas doenças sob controle. A dengue, por exemplo, além das parcerias constantes com os municípios e do nosso suporte, necessita da mobilização da população para evitar a transmissão, e eliminar os focos do mosquito. A respeito da Influenza A, temos uma novidade importante que é a disponibilização da vacina, o que vai nos auxiliar muito nesta segunda onda da doença”, analisou.

De acordo com o governador Aécio Neves, a escolha foi feita após uma intensa avaliação. "Optamos por manter no cargo, agora como titular, o atual secretário-adjunto, Antônio Jorge, que tem conhecimento profundo das ações da Secretaria de Saúde. Como neste ano teremos muitos desafios, ele me parece o mais qualificado para que não haja interrupção, seja nos programas de Saúde da Família, no ProHosp e em inúmeras outras ações e obras desenvolvidas pela secretaria", declarou.

Para o ex-secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana, a escolha por Antônio Jorge premia a gestão por resultados. “Antônio Jorge é uma pessoa objetiva, eficaz e com espírito inovador. Na formulação dos principais programas estruturadores da Saúde, ele está envolvido. Tenho convicção que o projeto para a Saúde Pública no estado ainda vai caminhar mais, em busca da melhor qualidade de vida dos mineiros”.

O governador também deu posse ao novo secretário adjunto, Wagner Eduardo Ferreira, que é diretor da Faculdade de Ciências Médicas e ex-diretor do MG Transplantes. "Ele é um homem com extraordinária experiência nessa área e que dividirá, portanto, com o secretário Antônio Jorge a responsabilidade de conduzir uma área tão complexa como a da saúde que, felizmente, em Minas Gerais, tem tido avanços importantes", finalizou.

O novo Secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, é formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Gestão de Sistemas de Saúde, pela Fiocruz. Iniciou a carreira médica em 1988, como psiquiatra clínico em Juiz de Fora.

Ainda foram empossados os secretários de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gazzola; de Esportes e Juventude, Alberto Rodrigues e de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas, Sebastião Navarro Vieira Filho. Eles substituem, respectivamente, Agostinho Patrus Filho (Desenvolvimento Social), Gustavo Corrêa (Esportes e Juventude) e Dilzon Melo (Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas), atendendo à legislação eleitoral. A cerimônia foi realizada no Palácio da Liberdade e presidida pelo governador Aécio Neves.