O que é pompoarismo? Como fazer e quais os benefícios?

Você já ouviu falar sobre o pompoarismo? Neste artigo, você vai saber o que é, quando fazer, quais são as contraindicações e os benefícios dessa prática, que pode melhorar a relação sexual e são parecidos com os exercícios de Kegel.

O que é Pompoarismo?

O pompoarismo ganhou força nos últimos anos, sendo um exercício pautado em exercitar os músculos do períneo. Além disso, é focado na melhoria de autoestima das mulheres.

Normalmente, a prática é realizada principalmente por mulheres que buscam conhecer mais o próprio corpo. Com isso, acaba trazendo um aumento de resultados para a prática sexual propriamente dita.

Por outro lado, o pompoarismo não é apenas para melhorias sexuais, na verdade, é um grande aliado no combate a doenças como a incontinência urinária. Afinal, ocorre todo um trabalho de fortalecimento dos músculos da região.

exercícios de pompoarismo

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre a prática, seus benefícios e suas contraindicações. Em geral, apesar das contraindicações, com o devido auxílio médico fica mais fácil de saber as condições atuais.

Por isso, o ideal é que se busque esse acompanhamento médico antes de realizar a atividade, buscando principalmente algo que impeça a prática.

Benefícios do pompoarismo

De maneira geral, o pompoarismo pode apresentar vantagens aos praticantes em várias esferas do dia a dia. Dessa forma, podemos citar alguns dos seus principais benefícios, sendo:

  • Fortalecimento da região pélvica, gerando uma grande melhoria nos resultados sexuais e orgasmos para mulheres e homens;
  • Além dos resultados, ocorre também um aumento no prazer durante relações sexuais, causado pelo aumento na estimulação sexual a cada contração realizada;
  • Para mulheres: melhoria na função sexual, além de melhorias de saúde como o tratamento de incontinência urinária;
  • Para homens: potencialização da ereção pelo aumento de fluxo e pressão na corrente sanguínea;

Outro ponto importante, principalmente para mulheres, é que os músculos da barriga internamente também são fortalecidos. Ou seja, em casos de parto e gravidez, ajuda a evitar dores mais fortes, além de ajudar na hora do parto propriamente dito.

Com isso, ocorre uma facilitação na saída do bebê, impedindo que se sinta uma dor muito forte. Por outro lado, não deve ser realizado durante a gestação, apenas de maneira prévia.

Exercícios de pompoarismo para iniciantes

Se você quer aprender fazer exercícios de pompoarismo, veja os exercícios mais fáceis e eficazes para esta técnica:

Primeiro Exercício

  • Primeiro inspire e contraia a musculatura vaginal por um segundo;
  • Depois solte e expire e relaxe a musculatura vaginal por um segundo;
  • Repita esse procedimento por pelos menos 5 minutos.

Segundo Exercício

  • Primeiro inspire profundamente e segure o ar no abdômen;
  • Neste momento com a respiração presa, contraia firmemente a vagina por cinco segundos e conte mentalmente de 1 a 5;
  • Expire o ar ao mesmo tempo em que relaxa lentamente a musculatura;
  • Repita esse exercício por 5 a 10 minutos consecutivos.

Terceiro Exercício

  • Contraia a musculatura vaginal, conte até 05 e depois relaxe
  • Faça o mesmo com a musculatura anal, conte até 5 e depois relaxe;
  • Contraia a musculatura anal e vaginal ao mesmo tempo por cinco segundos, depois relaxe;
  • Repita várias vezes a tente fazer alternadamente;

Lembre-se que esses exercícios devem ser acompanhados do exercício de respiração.

Com a prática desses exercícios de pompoarismo, o tempo bem como a força do exercício na musculatura, deve aumentar gradativamente. Você também poderá utilizar os acessórios para melhorar ainda mais os exercícios de pompoarismo para um exercício mais avançado, do qual vamos abordar no próximo tópico.

Acessórios para usar com pompoarismo

Apesar do pompoarismo não precisar ser feito somente com acessórios, muitas pessoas acabam optando pelo uso de objetos para auxiliar durante a ginástica. Pensando nisso, existem três acessórios que são mais utilizados em geral.

No entanto, antes do uso, um médico deve ser consultado para que se avalie uma possível contraindicação para usar qualquer uma das opções. Afinal, a ginástica é para promover o bem estar, e possíveis reações podem trazer o efeito contrário ao esperado.

Dessa forma, o principal objetivo usado são as bolas de Ben Wa, formado por bolas que se conectam por meio de um cordão de silicone, com pesos na parte interna.

 bolas de Ben Wa para pompoarismo

Em geral, são usadas para buscar resistência nas regiões, podendo ser usadas com vários materiais e composições, sem fugir do objetivo principal.

Os cones de Plevnik, por sua vez, são usados para fortalecimento dos músculos, usados com peso variando de 20 gramas a70 gramas, e o objetivo é manter dentro da vagina da mulher.

O que é pompoarismo? Como fazer e quais os benefícios? 1

Por conta disso, o uso dos cones só deve ser realizado por meio de aval do médico, por conta dos perigos naturais dessa prática.

Por fim, o chamado colar Tailandês une um pouco dos dois mundos, trabalhando para fortalecer os músculos e gerar resistência nos mesmos. Quanto a sua composição, é muito parecido com as bolas de Ben Wa.

colar Tailandês

Ou seja, também são bolinhas ligadas por um cordão e existe um peso interno, usadas para treinamento de sucção.

Contraindicações do pompoarismo

Assim como qualquer outra prática que envolva o corpo, o pompoarismo também apresenta algumas contraindicações. Sendo assim, as principais são:

Gestante

Como dito anteriormente, praticar o pompoarismo pode ser muito benéfico para o momento da gravidez, mas deve ser realizado apenas antes disso. Em geral, até os três meses de gestação.

A prática de atividades íntimas como a ginástica pode provocar abortos espontâneos, causados pelos movimentos realizados. Nesse sentido, até o terceiro mês, ainda pode ser permitido, desde que autorizado pelo médico que acompanha a gestação.

DIU

O dispositivo intrauterino é bastante usado hoje em dia pela grande maioria das mulheres, e o pompoarismo por si só não vai afetar seu funcionamento. Por outro lado, é importante ter um tempo entre a colocação do dispositivo e o início da prática.

Isso deve ocorrer com acompanhamento de um ginecologista, para entender exatamente o momento de iniciar a ginástica. Dessa forma, você consegue evitar quaisquer problemas que possam afetar diretamente.

Período menstrual

A contraindicação do período menstrual está ligado diretamente a infecções e uma questão de higiene. Nesse caso, se a mulher optar por realizar a ginástica mesmo assim, deve ser feita sem uso de aparelhos ou objetos auxiliares.

Endometriose

Mulheres que sofrem com endometriose podem sofrer desconfortos pelo estímulo do aumento de fluxo sanguíneo. Sendo assim, o médico deve ser consultado para que se realize uma consulta, sabendo exatamente qual a situação atual da paciente, e só então ter a decisão de praticar ou não.

Qual a relação do pompoarismo com o sexo?

O que é pompoarismo? Como fazer e quais os benefícios? 2

A grande função do pompoarismo está na mesma prateleira de outras práticas como a massagem tântrica. Nesse caso, estamos falando de práticas que elevam a sexualidade ao patamar de práticas essenciais do dia a dia.

Com esse tipo de prática, o sexo deixa de ser um grande tabu como muitas vezes é tratado, principalmente para mulheres. Afinal, as mulheres passam a conhecer mais o próprio corpo.

Com isso, ao se conhecer mais, a mulher tende a entender mais o próprio corpo e a se satisfazer da mesma maneira. Por conta disso, consegue ter mais segurança e proporcionais melhores resultados para si e para o outro.

Dessa forma, a prática vem se tornando muito comum principalmente nessa busca por confiança, facilitando para que a prática sexual ocorra de maneira mais natural para ambos os lados.

Esse artigo te ajudou? Deixe seu voto!

5 - 2

Obrigado pelo seu voto!

Desculpe, mas você ja votou!