Tratamento para Cálculo Renal: 6 Indicações Caseiras

O cálculo renal é popularmente conhecido como pedra nos rins, e se configura um problema considerado muito frequente no Brasil, o Tratamento para Cálculo Renal pode ser feito em casa e já que são mais de 150 mil casos anuais. A seguir, você vai entender um pouco mais sobre essa condição e quais são as maneiras caseiras (e mais simples e práticas) de resolver um problema como esse!

O que é Cálculo Renal:

tratamento para Calculo Renal
Pedra nos Rins

O cálculo renal é uma condição em que uma massa sólida é formada nos rins. Alguns cristais de tamanho pequeno causam dor no indivíduo conforme ele se movimenta. Esses cristais são formados de sais ácidos e minerais que acabam se aglutinando na concentração urinária.

Nem sempre é necessário um Tratamento para Cálculo Renal, às vezes, o problema é resolvido pela passagem desses corpos pelo próprio trato urinário, mas essa é uma solução potencialmente dolorosa e incômoda.

Quais são os sintomas dessa doença?

Normalmente, um indivíduo pode identificar o cálculo renal quando ele sente uma dor muito intensa no lateral do abdômen e náuseas. É recomendado um Tratamento para Cálculo Renal o quanto antes possível, a fim de aliviar as dores e evitar que o cálculo cresça.

Qual é o tratamento para cálculo renal?

O principal Tratamento para Cálculo Renal é uso de analgésicos e o reforço no hábito de tomar água para que esses corpos de sais ácidos e minerais sejam eliminados com mais facilidade.

Bebendo Água para tratar calculo renal
Bebendo Água

Existem remédios naturais para cálculo renal que possuem grande eficácia no Tratamento para Cálculo Renal.

No entanto, se suas pedras forem muito grandes e não puderem ser expelidas desse jeito, são necessários procedimentos realizados por profissionais. Existem, também, alguns tratamentos caseiros para cálculo renal, que serão apresentados nesse artigo.

Como prevenir a ocorrência de pedra nos rins?

Se você se assustou com as informações expostas acima, não se preocupe, existe prevenção saudável para que isso não aconteça!

A primeira dica é para que você beba muita água e constantemente, pois isso auxilia a evitar a formação dos sais e, consequentemente, das pedras. Outra dica é prestar atenção à cor da urina. Uma cor mais clara significa que tudo está seguro e bem, enquanto uma urina mais amarelada pode significar que o liquido está concentrado, condição que propicia a formação das pedras.

Posso fazer um Tratamento para Cálculo Renal caseiro?

Apesar da solução caseira para o cálculo renal não ser indicada em todos os casos, ela pode acontecer.

A primeira dica para que você consiga resolver esse problema sem o acompanhamento de um profissional é com a ingestão de muita água. Além de ser uma forma de prevenção, essa atitude também consegue resolver o problema. Com isso, você faz com que fique mais fácil para que as pedras sejam expelidas pela urina.

É necessário prestar atenção, no entanto, do tamanho dessas pedras, pois sua passagem pelo trato urinário pode ser complicada e extremamente dolorosa. Nesse caso, você vai identificar alguns sintomas específicos, como dor nas costas e sangue na urina. Se essa for a situação, é recomendado que você procure pelo pronto socorro imediatamente, pois vai ser necessário um procedimento médico.

Além da ingestão de água, algumas receitas caseiras podem ser muito úteis na hora de eliminar as pedras. Para descobri-las, confira as possibilidades apresentadas a seguir.

6 Chás para Tratamento para Cálculo Renal em casa

Tratamento para Cálculo Renal com chas
Chás para Cálculo Renal

CHÁ DE SALSA

A função da salsa, em casos de cálculo renal, é facilitar o processo de expulsão das pedras. Essa planta possui funções depurativas e diuréticas. Então, basicamente, quando você ingere o chá, o seu volume de urina se intensifica. Para fazer um chá de salsa, você precisa de uma colher de chá da planta fresca picada (com caule) e de uma xícara de água.

Tudo que você precisa fazer é ferver a água e juntar a salsa picada. Depois de um repouso de 20 minutos do liquido, é só tomar durante o dia.

CHÁ QUEBRA-PEDRA

Além de ser uma alternativa caseira para Tratamento para Cálculo Renal fazer a expulsão das pedras, esse chá pode ser muito útil quando você está sentindo muita dor e quer amenizar essa condição. Ele é feito com uma colher de sopa de folhas secas de quebra-pedra e um litro de água (o ideal para resolver ou amenizar o problema). Basicamente, você precisa ferver a água, adicionar uma colher de folhas secas e deixar essa mistura em infusão pelo tempo de 10 minutos. Quando esse tempo passar, você pode coar o chá. Lembre-se de tomar esse liquido sem a presença de açúcar.

SUCO DE LIMÃO

Para variar um pouco, essa dica não se restringe a chá, mas a suco de limão, uma possibilidade muito acessível e prática para Tratamento para Cálculo Renal. Essa fruta possui o citrato, que pode quebrar os cálcios formadores das pedras nos rins. Ele consegue evitar o crescimento das pedras e eliminá-las.

Para fazer um bom suco de limão e que cumpre com o seu objetivo, você precisa de meio litro de água e um limão inteiro. Basta espremer a fruta e tomar. Não é recomendada a adição de açúcar.

CHÁ DE HIBISCO

O hibisco é outra planta que é utilizada para fins de solução de cálculo renal por conta de sua propriedade diurética, que aumenta a frequência urinária. Nesse caso, você precisa de duas colheres de sopa de hibisco seco e um litro de água. Para preparar essa mistura, basta ferver a água, adicionar o hibisco, coar e ingerir. O ideal é que você beba esse chá quatro vezes ao dia para obter os resultados desejados.

SUCO DE MELANCIA

Uma outra fruta com propriedades diuréticas é a melancia. Isso acontece porque ela é composta de 90% de água e possui diversos antioxidantes. Além de ser extremamente eficaz para a eliminação de pedras nos rins, o suco de melancia também faz muito bem para a saúde quando consumido constantemente.

A melhor estratégia é bater a polpa da fruta no liquidificador com água, coando para remoção das sementes (essa etapa também pode ser realizada antes da liquidificação).

CHÁ DE JAVA

Para complementar os chás eficazes na expulsão de pedras nos rins, aparece o chá de java. Ele também é diurético e benéfico à saúde e a aparência, pois interrompe e evita a retenção de líquidos e, consequentemente, impede o inchaço. Ele pode melhorar a imunidade dos indivíduos e facilita a digestão.

Para preparar a bebida, você precisa colocar uma colher de sopa de java dentro de 500mL de água. Basta ferver e deixar a bebida abafando. Três xícaras diárias são suficientes para a eliminação das pedras.

Você conhece algum outro tipo de chá para Tratamento para Cálculo Renal? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *