Ginástica de conscientização corporal: O que é e quais os benefícios

Não é difícil encontrar estudos e casos cientificamente comprovados quando o assunto é saúde corporal e como afeta o seu bem estar. Para conseguir chegar em um nível satisfatório, existem alguns exercícios que podem ser realizados, como a ginástica de conscientização corporal.

Muitas vezes, diversas dores físicas que sentimentos são apenas reflexos de questões emocionais, como estresse em um dia de trabalho. Entretanto, nem sempre estamos prontos para entender os sinais que o corpo deixa para avisar de possíveis desgastes.

E é exatamente nessa preparação corporal que entra a ginástica de conscientização corporal, para entender a fundo como nosso corpo está diretamente ligado a nossa mente. Assim, neste artigo vamos trabalhar os principais conceitos ligados a prática.

Com a ginástica de conscientização corporal, o que se espera é chegar a uma capacidade única de tomar decisões sobre os movimentos do próprio corpo. Afinal, a grande maioria das pessoas ainda acredita que quase tudo é feito de forma automática e que não pode ser mudado.

O que é ginástica de conscientização corporal?

ginastica de conscientização corporal

Como o próprio nome já sugere, a ginástica é realizada para fazer com que o praticante tenha controle do corpo e de cada movimento decorrente do mesmo. Para isso, os exercícios focam principalmente em adequar respiração ao movimento.

Para isso, o principal é a prática com movimentos leves e repetições coordenadas, sendo um número alto de repetições para acostumar o corpo. Além disso, a ginástica de conscientização corporal ajuda a entender em que momento seu corpo começa a reclamar e acusar um desgaste.

Esse modelo de ginástica é benéfica principalmente para fazer com que o praticante se conheça, e saiba mais de si mesmo. Consequentemente, questões mentais como a própria depressão podem ser melhor tratadas.

O que se orienta é a prática da ginástica com regularidade, principalmente para que o corpo consiga se adaptar aos movimentos realizados. Assim, a cada nova seção é possível perceber essa melhoria, e também a facilidade para realizar movimentos anteriormente complexos.

Como pensamento inicial, o que vem a cabeça quando falamos de alinhar corpo e mente, descanso mental, alinhamento corporal, é a prática de pilates ou de Yoga. Entretanto, a ginástica de conscientização corporal vai muito além disso, e possui uma série de possibilidades de atuação.

4 Exemplos de ginástica de conscientização

Para sair um pouco do tradicionalismo de falar sobre yoga e pilates, vamos conhecer um pouco sobre os outros tipos de ginástica. Com isso, fica ao critério do praticante encontrar seu melhor estilo.

Essa variedade de opções também contribui para abranger os mais diversos públicos, garantindo que seja uma prática inclusiva. Dessa forma, basta entender o modelo que melhor se adeque a sua rotina e principalmente com as suas necessidades.

Holística

Ginástica de conscientização corporal: O que é e quais os benefícios 1

A holística é uma das mais conhecidas nesse setor, e seu principal foco é na melhoria e correção de postura corporal. Assim, todos os movimentos são coordenados para buscar uma postura mais correta e menos prejudicial.

Sua criação é assinada pela médica Lydia Ehrenfried, da Alemanha. Por conta disso, hoje em dia muitas pessoas conhecer a ginástica holística como método Ehrenfried.

Além da correção de postura, o método também busca o alívio de tensão nos músculos, principalmente em atividades comuns. Por exemplo, o praticante consegue aliviar tensão sentida ao passar o dia sentada em um ambiente de trabalho, ou ao realizar uma tarefa de casa.

O principal ganho é a melhoria no sono, normalmente os praticantes apresentam uma melhoria na qualidade do sono, além de aumento na disposição em geral para tarefas do dia a dia.

Eutonia

Ginástica de conscientização corporal: O que é e quais os benefícios 2

Também vinda da Alemanha, dessa vez por Gerda Alexander, a ginástica Eutonia tem como foco ajudar a encontrar os pontos que estão causando desconforto físico. Ou seja, sabe aquela bolinha de estresse que você sente nos ombros? É exatamente esse o objeto de estudo da ginástica Eutonia.

A ginástica Eutonia vai focar em conseguir identificar esses pontos apenas com movimentos coordenados, ajudando também na sua melhoria. Para tanto, o foco está em melhorar o tônus neuromuscular.

Tai Chi Chuan

Ginástica de conscientização corporal: O que é e quais os benefícios 3

Quando falamos de mente, é inegável pensar na necessidade de exercitar a concentração e a tranquilidade. E é exatamente esse o ponto de objetivo da ginástica Tai Chi Chuan.

Arte chinesa, a prática ganhou o mundo pelas tarefas de flexibilidade, além de melhorias de fortalecimento. Dessa forma, algumas vantagens são:

  • Fortalecimento de músculos;
  • Flexibilidade;
  • Concentração;
  • Equilíbrio

Hoje em dia, a Tai Chi Chuan é indicada ainda para tratamos de ansiedade e depressão, justamente por focar em uma tranquilidade mental. Além disso, é trabalhado ainda um pequeno controle da mente, buscando combater estresse.

A prática é tão forte que até mesmo os vídeos de praticantes já é capaz de causar sensações de alívio, sendo ótimas indicações para passar o tempo. Com isso, esse também é um dos modelos de ginástica de conscientização corporal mais conhecidas.

Dança

Ginástica de conscientização corporal: O que é e quais os benefícios 4

Aos amantes de dança de plantão, a prática mais um dos tipos de ginástica de conscientização corporal. Nesse caso, ultrapassou os limites de ginástica ou hobby e passou a ser inclusive objeto de estudos para graduação.

A dança ajuda, principalmente, na coordenação motora e no alinhamento entre mente e movimentos do corpo. Afinal, tudo precisa estar coordenado para que os movimentos saiam como o esperado.

Outra vantagem da dança como ginástica de conscientização corporal é o trabalho com equilíbrio, também por conta dos movimentos que precisam sair como o esperado.

Esse fator peculiar da dança de trabalhar com um “alvo”, ou seja, um movimento de objetivo, também exercita as questões pessoais de cada um. Dessa forma, acaba sendo um estilo mais completo e com mais abrangência.

Benefícios da ginástica de conscientização corporal

As ginásticas mencionadas acima, são exemplos de ginástica de conscientização corporal, não é difícil pensar na quantidade de benefícios que a prática pode trazer, principalmente para o dia a dia.

De maneira rápida, podemos citar cinco principais benefícios, sendo:

  • Qualidade de vida;
  • Prevenção de doenças;
  • Combate a ansiedade e depressão;
  • Controle emocional;
  • Disposição.

É importante ressaltar que, o benefício da prevenção de doenças diz respeito principalmente a doenças causadas por sedentarismo. Mesmo assim, as práticas de exercício podem ajudar a prevenir um número muito maior de problemas no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.