Medicina personalizada: saiba tudo sobre essa tendência na saúde!

Você sabe o que é medicina personalizada? Essa é uma área da saúde que se baseia na análise genética de um paciente. Dessa forma, é possível descobrir, tratar, e até mesmo prevenir doenças, levando em consideração o organismo de cada um.

Podemos considerar que essa é mais uma novidade em relação a métodos de diagnósticos e de tratamento para problemas de saúde diversos. Sem deixar de mencionar que tem como base estudos científicos, assim como tudo o que é ensinado nos cursos de cannabis medicinal.

Mesmo sendo um processo com valor elevado, os avanços da tecnologia permitem que esse tipo de medicina seja mais acessível. Com isso, hoje já podemos contar com essa análise em diversos laboratórios particulares no país.

medicina personalizada

Ficou interessado no assunto? Então continue com a gente porque vamos falar sobre a medicina personalizada, destacando o que é, seus benefícios e como colocá-la em prática. Boa leitura!

O que é medicina personalizada

Medicina personalizada, também chamada de medicina de precisão, é um método realizado para descobrir uma predisposição a alguma doença. Além disso, ela pode atuar como forma de adaptar um tratamento médico.

Essa abordagem é realizada a partir de uma análise genética. Dessa forma, é possível saber se um indivíduo tem facilidade de desenvolver certo tipo de doença, e até mesmo, selecionar qual tipo de tratamento ele vai conseguir responder melhor.

Podemos citar aqui o caso da atriz Angelina Jolie, que ficou conhecido mundialmente e que gerou diversos questionamentos. Ela optou por fazer um exame genético depois que sua mãe faleceu com câncer de mama. Como resultado, ela descobriu que tinha 85% de chances de desenvolver a doença.

Mesmo sem apresentar qualquer tipo de célula cancerígena, Angelina decidiu por uma mastectomia dupla, retirando as duas mamas. Dessa forma, ela reduziu para 5% as chances de ser diagnosticada com essa condição. 

Deu para perceber que esse é um avanço se comparado a medicina convencional, certo? Portanto, se você está se preparando ou já está cursando medicina, e até mesmo se já atua nesta área, é importante saber exatamente como essa prática funciona. Então continue acompanhando. 

Como funciona a medicina personalizada

Medicina personalizada: saiba tudo sobre essa tendência na saúde! 1

Basicamente, a medicina personalizada funciona a partir do sequenciamento do genoma de um paciente. Esse procedimento permite que o médico descubra quais as chances de desenvolver certos tipos de doenças. 

Ao usar biomarcadores, que na maior parte das vezes são moleculares, é possível a identificação de polimorfismos genéticos. Esses por sua vez, fazem parte da evolução dessas doenças ou de diversos tipos de tratamento. 

Com isso, o profissional pode considerar não só resultados de exames de rotina ou o histórico familiar do paciente. Isso porque sabendo da sua predisposição genética, ele conseguirá agir de fato na sua prevenção.

Contudo, os exames genéticos não mostram apenas a possibilidade de uma pessoa desenvolver um tumor. Ela também descobre o índice de risco para várias outras condições relacionadas a questões genéticas. Podemos citar como exemplo cardiopatias, Alzheimer, diabetes e Parkinson.

Em relação a tratamentos, se antes todos os pacientes com a mesma doença eram cuidados da mesma maneira, com a medicina personalizada o cenário muda. Isso porque, com os exames genéticos em mãos, o médico saberá o que pode funcionar, e o que será ineficaz para o tratamento. 

Os benefícios da medicina personalizada

Medicina personalizada: saiba tudo sobre essa tendência na saúde! 2

Com tantas possibilidades, a medicina personalizada gera benefícios tanto para o paciente, quanto para o médico. Vejamos: 

Para os pacientes

O paciente tem mais esperança em relação à sua saúde. Isso porque ele saberá se correrá o risco de desenvolver alguma doença de fator genético. Da mesma forma, o mapeamento genético permite que sua qualidade de vida melhore em duas situações: no caso dele prevenir doenças, ou de receber um tratamento mais adequado. 

Para os médicos

A partir dos resultados desses exames, o médico consegue prever certos tipos de resultados clínicos. Além disso, a elaboração do tratamento será mais assertiva, já que ele terá informações sobre o que funciona ou não no organismo do paciente. 

Qual o cenário da medicina personalizada no Brasil

Anunciada como a medicina do futuro no Brasil, a medicina personalizada, que incorpora ciência e tecnologia genômica, já é utilizada tanto em pesquisas, quanto na prática. Os testes genéticos disponíveis aqui no país têm a finalidade de:

  • Encontrar a genotipagem de até um milhão de polimorfismos;
  • Realizar o sequenciamento completo do exoma;
  • Investigar mutações genéticas associadas a doenças;
  • Estimar a susceptibilidade genética;  
  • Obter informações sobre o tratamento personalizado para diversos medicamentos.

Ainda assim, esse é um assunto que diverge opiniões de clínicos e pesquisadores. Isso porque eles questionam o impacto desse método nas práticas médicas, assim como a forma como os sistemas de saúde vão conseguir mantê-lo.

Em relação ao custo para o paciente, como citamos logo no início, por aqui ele ainda é alto. E esse é um dos desafios encontrados no Brasil. Isso em razão de a realização de um sequenciamento genético está disponível ainda somente na rede particular de saúde, sendo restrito a uma boa parte da população,

No caso de um atendimento particular, por exemplo, o paciente precisa pagar alguns milhares de reais para realizar o procedimento. De toda forma, desde 2013, quem conta com plano de saúde consegue fazer exames genéticos para 29 tipos de doenças. 

Como colocá-la em prática

Por se tratar de uma inovação na área da saúde, é importante que o médico considere algumas práticas para atuar com a ajuda da medicina personalizada. São elas: 

Ouvir o paciente e colocá-lo como foco da sua atuação

Converse com o seu paciente e explique todo o processo, desde a busca pelo resultado, passando pelo diagnóstico e pelo tipo de tratamento. Praticando o atendimento humanizado, você conseguirá enxergá-lo como um todo, além de colocá-lo no foco da sua atuação. 

Buscar novas especializações

Ao ler esse artigo você percebeu que a medicina está em constante evolução. São técnicas, métodos, aparelhos e práticas inovadoras que fazem com que a área da saúde ofereça novas possibilidades.  

Por isso, não fique parado e busque por novas especializações. Dessa forma, você será um profissional de destaque e poderá oferecer um excelente atendimento. 

Estudar sobre novos tratamentos e medicações

Como o mapeamento genético permite ao médico oferecer um tratamento personalizado, de acordo com o organismo do paciente, é importante estudar sobre medicações e novos tratamentos, como a utilização de cannabis medicinal para certos tipos de terapia. 

Conclusão

Medicina personalizada: saiba tudo sobre essa tendência na saúde! 3

A medicina personalizada é uma realidade que permite tanto a antecipação de alguns diagnósticos, quanto um tratamento individualizado. Mas assim como acontece com tudo o que é novo, mesmo sendo embasado cientificamente, além do aprendizado, há também o questionamento. 

Mas isso pode ser visto de maneira positiva, já que será necessário que os profissionais da área estejam em constante evolução. Dessa forma, eles estarão preparados não só para aplicar o conhecimento, assim como explicar resultados que forem mais complexos em relação à medicina personalizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.