7 Benefícios do jiló para a saúde

Amargo, mas forte aliado à boa saúde, os benefícios do jiló pode ser um bom aliado a perca de barriga e emagrecimento.

Apesar de ser conhecido pelo seu gosto amargo, o jiló possui nutrientes necessários para o organismo.

Especialistas afirmam que duas colheres de sopa por semana já são suficientes para garantir os benefícios do jiló ao organismo.

Algumas dicas para amenizar o gosto amargo é refogá-lo no azeite e na manteiga e utilizá-lo em conjunto com a farofa, por exemplo, ou ainda deixá-lo de molho por uns quinze minutos, em rodelas. Desta maneira a acidez reduz e com ela, o gosto amargo do fruto.

Benefícios do jiló para a saúde

Dentre as principais indicações estão o combate ao colesterol, evita a diarreia, a febre, a gripe, o resfriado, e ainda auxilia no trato de doenças do fígado e do intestino. O jiló também é forte aliado na digestão e combate o mau hálito.

Quais os benefícios do jiló para a saúde

Nas dietas: Apesar dos benefícios do jiló, a fruta possui baixa caloria, mas quantidades suficientes de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, assim como vitaminas B5 e C. Além disso, auxilia no combate à fome e oferece a sensação de saciedade, pois possui um valor baixo de calorias, em média 40 a cada 100 gramas.

Na formação de ossos e dentes: assim como na construção dos músculos, na coagulação do sangue, pois o jiló contém ferro, cálcio e fósforo.

Importância para pele, aparelho digestivo e nervos:  Rico em vitaminas do complexo B, o jiló também contém as vitaminas A e C, além do cálcio, vitaminas B1, B2 e a niacina, igualmente essenciais para a saúde. Por conter uma relativa quantidade de água, o jiló é fácil de ser digerido, o que auxilia na digestão.

Embora se desconheça, o jiló tem propriedades antidiarreicas, antifebrífugo, mineralizantes, hepática e eupéptica.

Para a visão: Os benefícios do jiló, estão associados a possuírem muitos antioxidantes, vitaminas e minerais que favorecem a melhoria da pressão ocular e previnem doenças como glaucoma.

Combate ao mau hálito: o jiló tem ação bactericida e por esse motivo a fruta estimula a salivação e permite uma higiene bucal e hálito mais saudável.

No combate à anemia: o jiló contém ferropriva, um mineral que protege o baço, responsável pela produção, controle e armazenamento de células sanguíneas.

Previne o câncer: por conter alto teor de fibras, baixa quantidade de gorduras e propriedades anticancerígenas, o alimento previne doenças relacionadas ao câncer colorretal, prisão de ventre, entre outras.

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Jiló: fruta ou legume?

O jiló é um fruto, parente da jurubeba e do pimentão, apesar de geralmente ser confundido com legume, muito conhecido por seu gosto amargo.

Curiosidades sobre o jiló

O nome científico do jiló é Solanum gilo radd e pertence à família do Solanaceae, também conhecido como Jinjilo. Teve sua origem na África Ocidental, América do Sul ou Antilhas. Na América é conhecido como “jiló del brasil”.

Os benefícios do jiló, estão entre combater resfriados, e é nas zonas rurais brasileiras.

Coloque o jiló em rodelas em uma vasilha com água, isso auxiliará a amenizar o gosto amargo da fruta.

Valor nutricional do jiló

Agora que você já sabe os benefícios do jiló, vamos ver os valores nutricionais:

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Quantidade por porção de 100g

  • Valor energético – 27Kcal
  • Carboidratos – 6,2g
  • Proteínas – 1,4g
  • Gorduras Totais – 0,2g
  • Gorduras Saturadas – 0g
  • Gorduras trans – 0g
  • Fibra Alimentar – 4,8g
  • Sódio – 6 mg

Tabela nutricional do jiló

Quantidade – 100 gramas

  • Calorias (Kcal) – 27
  • Proteína (g) – 1,4
  • Carboidrato (g) – 6,2
  • Fibra Alimentar (g) – 4,8
  • Colesterol (mg) – n/a
  • Lipídios (g) – 0,2
  • Ácido Graxo Saturado (g) – n/a
  • Ácido Graxo Mono insaturado (g) – n/a
  • Ácido Graxo Poli insaturado (g) – n/a
  • Cálcio (mg) – 20
  • Fósforo (mg) – 29
  • Ferro (mg) – 0,3
  • Potássio (mg) – 213
  • Sódio (mg) – Traços
  • Vitamina B1 (mg) – 0,07
  • Vitamina B2 (mg) – 0,04
  • Vitamina B6 (mg) – Traços
  • Vitamina B3 (mg) – *
  • Vitamina C (mg) – *

Receita de jiló ao forno

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Ingredientes

  • 6 jilós
  • Uma cebola média
  • Dois dentes de alho
  • Dois tomates
  • Duas colheres de manteiga ou margarina
  • Sala a gosto
  • 1 ovo
  • Queijo parmesão, uma colher de sopa.

Modo de fazer

  • Corte o jiló em rodelas
  • Refogue a manteiga ou margarina, a cebola, o alho, os tomates e tempere com o sal.
  • Depois de refogado, acrescente o ovo e misture.
  • Unte uma forma refratária com margarina, espalhe a metade da mistura e polvilhe com o queijo parmesão.
  • Coloque a outra metade e polvilhe.
  • Leve ao forno para gratinar.

Você pode aproveitar os benefícios do jiló, fazendo receitas saborosas com esse alimento, bom apetite!

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