Não existe uma pessoa que não precise se preocupar com as causas da periodontite, que é o segundo estágio das doenças de gengiva.
A razão disso é bem simples; 50% do adultos têm uma doença gengival. Se não cuidarem da situação, poderão desenvolver a periodontite e precisar passar por procedimentos odontológicos para resolver a situação.
Mas o que é essa doença e quais as causas? O que você pode fazer para evitar sofrer com ela? É o que veremos a seguir! Portanto, siga a leitura do artigo até o fim!
O que é Periodontite?
Conteúdo
A periodontite é o segundo estágio da doença periodontal, que afeta toda a parte da gengiva até chegar ao osso que protege e dá sustentação ao dente.
No geração, a doença periodontal é composta por três estágios, que vão do mesmo grave até o mais grave de todos.
O menos grave é a gengivite, que trata-se de uma inflamação na gengiva. Em seguida, vem a periodontite, onde a inflamação chega até ao tecido ósseo da mandíbula, onde começa a haver perda óssea. Isso leva a uma série de problemas e, se não for corrigida, ao terceiro estágio da doença, que é a periodontite avançada, onde os dentes amolecem e começam a cair.
Sintomas da Periodontite
Detectar uma periodontite não é difícil. O primeiro estágio é identificar se há inflamação na gengiva, o que pode caracterizar a gengivite. Nesse caso, basta olhar se a cor da gengiva é de um vermelho bem forte ou se ela está rosa clara. Se for a primeira opção, é sinal de que a gengiva pode estar inflamada.
Se a doença evoluir para periodontite, os sintomas são mais pesados e difíceis de deixar passar. Eles incluem:
- Gengivas inchadas, muito vermelhas ou roxas;
- Sangramento nas gengivas na hora da escovação;
- Gengiva muito sensível ao toque;
- Mau hálito;
- Dentes soltos ou moles;
- Paladar alterado.
Quais as causas da periodontite?
Suponha que você tenha se identificado com os sintomas listados acima. O que será que pode ter causado a periodontite em você? Ou seja: quais são as causas da periodontite?
No geral, a periodontite é a evolução da gengivite. Por isso, a principal razão para o seu aparecimento é não cuidar a questão no estágio inicial da doença periodontal.
No entanto, a doença é causada pelo acúmulo de placa bacteriana na região dos dentes e da gengiva. A placa bacteriana se transforma em tártaro e começa a causar a infecção que dá origem a gengivite.
Outras possíveis causas da periodontite são:
- Má oclusão dos dentes (trata-se das situações em que não há um encaixe adequado entre as duas arcadas dentárias. Por isso, fica fácil acumular restos de comida entre os dentes, o que leva a proliferação da placa bacteriana);
- Cáries (se deixadas livres, podem levar à periodontite);
- Baixa produção de saliva da pessoa (a saliva a ajuda a combater a placa bacteriana);
- Tabagismo;
- Medicamentos, como antibióticos, bem fortes.
Qual o tratamento contra a periodontite?
O tratamento para a periodontite não é muito complicado, apesar de ser uma doença sem cura. O tratamento dependerá do estágio e da avaliação do dentista que cuidará do caso.
O primeiro estágio do tratamento é a Terapia Básica Periodontal, que consiste num processo bem simples de raspagem feito por um profissional. O objetivo é remover os tártaros e cálculos que ficaram aderidos aos dentes.
Além da remoção do tártaro, existe um processo de descontaminação da região, para eliminar as toxinas que ficam presas na área. Esse processo básico é feito em dois estágios, dependendo do nível da periodontite. O primeiro é o chamado de raspagem supragengival, que é feito na parte de superficial da gengiva. Já o outro é a raspagem subgengival, que pode ser feita com raspadores ou instrumentos ultrassônicos, e é realizada abaixo da margem da gengiva.
A segunda etapa do tratamento é feita em casos de periodontite avançada, em que o tártaro já está muito profundo na gengiva. Nesse caso, é necessário fazer uma cirurgia que expõem as raízes dos dentes para uma raspagem mais profunda.
Depois disso, é necessário fazer um cuidado básico semestral para cuidar do avanço da doença. Esse acompanhamento é chamado de Terapia Periodontal de Suporte. Sua função é de fazer a manutenção da gengiva de modo a evitar que a doença se manifeste novamente.
Como prevenir as causas?
Existem 4 hábitos simples que ajudam a prevenir as causas da periodontite e que você pode adotar hoje mesmo para evitar o aparecimento da doença.
São eles:
- Usar o fio dental para alcançar espaços entre os dentes, que a escova não consegue chegar;
- Escovar os dentes corretamente, dando tempo para alcançar o máximo de lugares possíveis, completando a escovação com o fio dental e um enxaguante bucal;
- Visitar o dentista regularmente para prevenir problemas e remover o tártaro antes que ele acumule demais;
- Evitar comer doces, pois o açúcar é muito importante para o desenvolvimento da placa bacteriana.
Seguindo essas dicas, você conseguirá evitar as causas da periodontite. Se não conseguir prevenir, cuide da situação no estágio de gengivite, evitando que ela evolua, piore seus dentes esteticamente e cause danos sérios.
Para saber mais sobre, veja o vídeo abaixo:
Esse artigo te ajudou? Deixe seu voto!