Como perder barriga: 7 dicas apoiadas pela ciência

Todo mundo sabe quais alimentos devem ou não comer, mas você sabe realmente como perder barriga de forma saudável?

O brasileiro é um povo vaidoso e que ama cuidar do corpo. Por isso, cirurgias plásticas são muito procuradas, sempre com o acompanhamento de um Especialista em Rinoplastia e lipoaspiração. 

Além disso, para quem está pesquisando sobre como perder barriga rápido, existem uma série de práticas que podem ajudar a alcançar o corpo desejado. Para isso, é preciso se atentar a alguns detalhes. 

Ao longo do texto, separamos as melhores dicas que vão ajudar você a mudar alguns hábitos e se livrar daquela gordurinha extra na barriga. Confira agora, como perder barriga no dia a dia!

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Por que é tão difícil perder barriga?

Se você quer saber como perder barriga, o primeiro passo é entender que existem fatores que podem dificultar esse processo. 

Para começar, cada área do corpo pode ser mais propensa ou não para o acúmulo de gordura. Isso se deve à presença de receptores de hormônios dentro das células, que podem ajudar na queima de tecido adiposo. 

Os receptores beta são aqueles que facilitam o processo, enquanto os receptores alfa dificultam. 

Quando praticamos exercícios físicos, a gordura localizada tende a se soltar da região acumulada e vai parar dentro da célula e inicia a lipólise. A gordura produz um combustível, conhecido como ATP. 

Caso as células não a utilizem, ela volta a ser armazenada. E tudo isso depende da quantidade de receptores que vão favorecer ou não a lipólise. 

Por isso, a gordura pode se acumular facilmente em determinadas regiões. No caso da barriga, há fatores que podem contribuir com esse acúmulo de gorduras, a idade é um deles! 

Em pessoas mais velhas, os receptores que dificultam a queima de gordura costumam aumentar. Ao mesmo tempo, fatores genéticos e mudanças hormonais também podem afetar no acúmulo da região abdominal. 

Por fim, o estresse e a falta de sono podem estimular a produção de cortisol, um hormônio que ajuda no aumento da gordura abdominal.  

Como perder barriga: 7 práticas apoiadas pela ciência

Nada melhor do que descobrir como perder barriga, não é mesmo? Saiba que, com alguns cuidados diários, ficará mais fácil reduzir a gordura localizada na região abdominal.

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Mas claro, um objetivo como esse merece muita dedicação e foco. Lembrando que essas ações também trazem uma série de melhorias para a sua saúde e bem-estar. Acompanhe! 

1. Como perder barriga, comendo fibras solúveis

Uma boa dica de como perder barriga, é adicionar alimentos ricos em fibras na sua dieta, principalmente, fibras solúveis. 

Isso porque, elas absorvem água e acabam formando uma espécie de gel, capaz de gerar uma sensação de saciedade. Além disso, ele acaba desacelerando o movimento do alimento no sistema digestivo. 

Com isso, a tendência é que você coma menos. Não é à toa que a ingestão de fibras está ligado a perda de peso e redução da ingestão calórica. Inclusive, existem estudos que conectam a ingestão de fibras com a diminuição de gordura na região abdominal.

Portanto, vale a pena incluir esses alimentos na sua alimentação. Aproveite opções, como aveia, linhaça, feijão, banana, cenoura e batata doce. 

2. Fique longe de alimentos com gorduras trans

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A gordura trans pode trazer alguns prejuízos relacionados à saúde e são alimentos que aumentam celulites. Em geral, seu consumo está ligado ao ganho de gordura, aumento de colesterol e até doenças, como infarto e derrame. 

Limitar o seu consumo pode ser uma ótima medida para quem quer se manter mais saudável. Nesse sentido, não se esqueça de conferir o rótulo dos produtos antes de consumi-los. 

3. Evite o açúcar

Diminuir a quantidade de açúcar na sua dieta é outro ponto importante para quem quer perder barriga. Isso porque, a frutose (presente em sua composição), quando consumida em grandes quantidades, gera acúmulo de gordura ao redor do fígado e abdômen.

Vale lembrar que o excesso também pode contribuir com outras doenças, como diabetes tipo 2 e até doenças cardíacas. Por isso, o mais prudente é controlar a ingestão diária e reeducar o paladar.

 4. Coma mais proteína

Outra boa dica para diminuir a gordura abdominal, é manter uma alimentação rica em proteínas. Isso porque, a proteína ajuda a diminuir o apetite, assim como aumenta o metabolismo e diminui a ingestão de calorias por dia. 

Logo, é interessante apostar em alimentos ricos em proteína, como a carne, o peixe, os ovos e o feijão. 

5. Como perder barriga mais rápido com atividade física regularmente

Mesmo com uma dieta balanceada, é preciso incluir a prática de atividades físicas nos seus hábitos. Afinal de contas, se exercitar é outro fator essencial para quem quer queimar calorias e ter melhorias na saúde. 

Algo interessante é focar nos exercícios aeróbicos e anaeróbicos a longo prazo, que ajudam a diminuir a gordura de todo o corpo. Dessa forma, você pode apostar em corridas, natação e caminhadas. 

6. Reduza seus níveis de estresse

O estresse pode estimular o nível de cortisol no corpo. O problema é que esse hormônio está diretamente ligado ao aumento de gorduras armazenadas na região abdominal. 

Sendo assim, não abra mão de um momento de relaxamento na sua rotina. Você pode fazer meditação, yoga ou qualquer outra atividade que ajude a aliviar o seu estresse e traga bons momentos para seu dia a dia. 

7. Invista na qualidade do seu sono

Depois de uma dieta equilibrada, exercícios físicos e práticas relaxantes, busque também por boas noites de sono. 

De modo geral, a falta de sono pode impactar no aumento de liberação do cortisol e na inibição da produção de insulina. Essa situação causa um desequilíbrio e pode levar ao aumento de peso. 

Em resumo, quem dorme menos corre mais risco de engordar. Por isso, manter uma boa rotina de sono é algo que pode melhorar seu bem-estar como um todo. 

Conclusão sobre como perder barriga

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Agora você já sabe que alguns hábitos podem influenciar na retenção de gordura na região abdominal. Aliás, pesquisar como perder barriga é o primeiro passo para atingir essa meta. Lembrando que a alimentos ruins influenciam na saúde sexual!

Sua próxima providência é colocar tudo o que aprendeu em prática. Lembrando que as dicas apresentadas são simples, mas muito eficazes.

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