Para impedir a propagação do mosquito transmissor da doença, é necessário adotar uma série de cuidados importantes na prevenção da dengue.
O aumento dos casos de dengue no Brasil em 2024 tem preocupado as autoridades sanitárias e a população. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 1º de janeiro de 2024 e 17 de fevereiro, o número de casos graves no país teve um salto alarmante em relação a 2023: 7.575 casos registrados, contra 2.553 no último ano — um aumento de 196,7%.
Nas primeiras sete semanas do ano, o número de pessoas mortas pela doença foi de 122, saldo um pouco maior do que o ano anterior, que foi de 118. Ao todo, os casos prováveis saltaram de 165.839 para 688.461, o que representa um aumento de quatro vezes em relação ao último ano. Porém, vale destacar que o Ministério da Saúde não especifica quantos desses casos foram confirmados e quantos foram descartados.

Nesse cenário, é importante que todos procurem adotar os cuidados necessários da prevenção da dengue para impedir a propagação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Utilizar repelentes, comprar ventilador e evitar acúmulo de lixo são algumas das atitudes que colaboram para diminuir a transmissão da doença. Saiba quais são os principais cuidados a seguir.
Prevenção da dengue: Não deixe que objetos e locais acumulem água parada
Conteúdo
A principal forma de prevenção da dengue para combater o mosquito é eliminar os locais em que ele se reproduz, ou seja, aqueles que acumulam água parada. Como no verão chove mais no país, os locais que acabam acumulando essa água crescem exponencialmente, o que facilita a reprodução do mosquito transmissor.
Portanto, é importante na prevenção da dengue sempre verificar se não há recipientes que estejam acumulando água. Isso inclui garrafas, caixas d’água destampadas, pneus e vasos de planta. Ao manter o ambiente livre desses potenciais criadouros, o mosquito não se reproduz, o que diminui sua proliferação.

Use repelentes e roupas adequadas
Outro cuidado importante e pessoal de cada um é o uso de repelentes e roupas adequadas. O uso do primeiro afugenta o mosquito, que irá evitar picar a pessoa protegida pelo repelente. Outro conselho é utilizar roupas que reduzem a exposição da pele, como camisas de manga longa e calças compridas. Inclusive, esse uso é reforçado durante o amanhecer e o entardecer, períodos do dia em que os mosquitos estão mais ativos.
Faça o descarte correto do lixo
Para impedir o acúmulo de água, é preciso evitar ao máximo o acúmulo de lixo e outros resíduos sólidos em sua casa e no entorno dela. Procure manter a área limpa, livre de recipientes descartados inadequadamente e pneus velhos. Quando o descarte do lixo é feito corretamente, o mosquito fica sem locais para se reproduzir. Essa atitude também impede outras doenças que podem ser transmitidas por animais que são atraídos por esses resíduos.

Coloque telas em janelas e portas
Uma das estratégias mais eficazes na prevenção da dengue para impedir a entrada do mosquito em sua casa é instalar telas em janelas e portas. Essa barreira não deixará que ele entre e tenha a oportunidade de transmitir a doença para os moradores. Só é preciso ter atenção no momento da instalação, certificando-se de que todas as aberturas estão devidamente cobertas, garantindo, assim, um ambiente mais protegido para todos.
Atenção com a manutenção de piscinas e fontes
As piscinas e fontes também são locais propícios para a reprodução do Aedes aegypti, o que demanda cuidados extras dos responsáveis. Seja no sítio ou em um condomínio, é importante garantir que esses locais estejam limpos e em bom estado de conservação, impedindo que haja o acúmulo de água estagnada. Além disso, caso a piscina não esteja sendo utilizada, é importante cobri-la para evitar que ela se torne um criadouro do mosquito.

Faça a limpeza adequada e regular de calhas
Um local “invisível”, que muitas vezes as pessoas não lembram de verificar se tem água acumulada, são as calhas. O verão brasileiro é marcado pela predominância de chuvas e, se as calhas ficam entupidas, podem acumular água, o que é perfeito para o mosquito se reproduzir. Assim, os moradores devem se conscientizar da importância de fazer a limpeza regular desses locais, evitando que detritos e folhas se acumulem, permitindo, assim, o fluxo adequado de água.
Se todos fizerem sua parte na prevenção da dengue, a dengue vai embora!
Esse artigo te ajudou? Deixe seu voto!