Prótese peniana: como funciona, valores e quais as vantagens e desvantagens

A cirurgia de prótese peniana vem se tornando cada vez mais comum, principalmente entre homens que sofrem com disfunção erétil ou passam por alguma doença que atinge seus nervos.

Mesmo assim, ainda é um procedimento pouco explorado. Nesse sentido, no artigo de hoje vamos falar tudo sobre a prótese peniana, inclusive suas vantagens e desvantagens.

O que é e como funciona a prótese peniana?

A colocação da prótese peniana não é unanimidade para todos os casos de disfunção ou problemas correlatos. Na verdade, essa é uma decisão já final, depois de todas as possibilidades menos invasivas terem sido testadas.

prótese peniana

Além disso, o médico deve primeiramente deixar claro ao paciente todos os prós e contras desse procedimento. Assim, o paciente é capaz de decidir com clareza se é esse o resultado que espera.

Mesmo assim, as principais indicações da prótese peniana são:

  • Pacientes que acabam apresentando efeitos colaterais com os medicamentes usados para a disfunção(viagra por exemplo) e quando gel para ereção não funciona mais, impossibilitando o tratamento por essa frente;
  • Câncer de próstata é uma doença que faz com que muitos homens recorram a prótese, já que a retirada do câncer pode afetar os nervos e a ereção;
  • Pacientes com pênis curvo, ou doença de Peyronie, também são indicados de passar pela cirurgia;
  • Homens que não conseguem ver resultados apenas com medicamento, por algum tipo de impedimento do próprio corpo.

Em geral, a grande maioria dos homens que realizam essa cirurgia estão tentando corrigir uma condição de saúde ou uma limitação, como alergia às medicações. Por conta disso, é preciso entender que a prótese peniana está longe de ser uma cirurgia estética.

Sim, não é recomendado para quem busca apenas estética e um padrão de beleza inalcançável. Afinal, estamos falando de uma intervenção cirúrgica e séria, que precisa ser tratada como tal.

Riscos da colocação

Apesar de ser uma cirurgia que vem se tornando comum, a colocação da prótese peniana pode apresentar alguns riscos. Em geral, são riscos comuns para quaisquer cirurgias.

Nesse caso, o principal é o risco de infecção pela abertura e pela intervenção cirúrgica, assim como ocorre em qualquer outro procedimento. Assim, outro risco comum é o de rejeição do corpo com a prótese.

Ou seja, acaba apresentando alguns sintomas por diversos motivos, seja pelo material ou apenas uma alergia. Além disso, o maior risco existente é que a prótese acabe chegando até os tecidos da parte interior do órgão.

Para conseguir entender e identificar quando ocorrer um sintoma, é necessário estar atento aos sintomas que avisam que algo está errado. Dessa forma, os principais sintomas são:

  • Inchaço na região;
  • Dor intensa no local;
  • Vermelhidão;
  • Saída de pus.

Independente da intensidade ou de como seja notado esses sintomas, o paciente deve procurar imediatamente um urologista para avaliar o caso. A partir disso, é possível saber como vai ser o tratamento e o que pode vir a acontecer.

Vantagens da Prótese Peniana

vantagens da protese peniana

Para realizar esse tipo de cirurgia, normalmente as vontades são as mais diversas possíveis, mesmo assim, em todos os casos existem algumas vantagens desse procedimento. Sendo assim, elencamos as principais.

Autoestima

Sem dúvidas um dos grandes ganhos da realização da prótese peniana é o ganho de autoestima por parte do paciente. Nesse caso, isso ocorre principalmente pela capacidade de voltar a ter uma vida sexual ativa.

Na verdade, a grande maioria das pessoas que realiza a cirurgia de prótese está buscando resolver problemas de disfunção erétil, por exemplo. Pensando nisso, é natural que o principal ganho seja o de autoestima.

Tamanho é conservado

Outra decorrência da disfunção erétil é a diminuição do pênis com o tempo, visto que passa boa parte do tempo sem conseguir desenvolver uma ereção propriamente dita. Por isso, quando o homem realiza a implantação da prótese, esse é mais um ganho garantido: manutenção do tamanho.

Ou seja, não corre risco de ter o órgão diminuído, já que volta a ter as ereções normalmente.

Corpos cavernosos

Uma das preocupações de quem está pensando em colocar a prótese é o medo de não conseguir ter ereções naturais, apenas “mecânicas”. Entretanto, está longe de ser verdade.

Com as tecnologias atuais, a cirurgia permite que os vasos sejam preservados o máximo possível, conseguindo fazer com que as ereções sejam naturais, sem aspecto de prótese.

Dessa forma, acaba sendo uma grande vantagem para o paciente.

Desvantagens da Prótese Peniana

desvantagens

Como qualquer procedimento, existem as vantagens por trás mas também o lado que não é tão vantajoso assim. Com isso, vamos citar as principais desvantagens percebidas nesse pós procedimento.

Pós-cirurgia

É preciso falar sobre as semanas seguintes da cirurgia, onde o homem deve sentir dores na região, de moderadas a forte. Assim, acaba sendo um incômodo bastante ruim para o dia a dia.

Além disso, durante o pós também pode ocorrer alguma infecção pela abertura para a cirurgia, risco esse que aparece em qualquer intervenção que seja realizada.

Valores

Como já é de se esperar, a cirurgia está longe de ser barata ou de ter um custo acessível. Da mesma maneira, esse valor ainda é discrepante entre os próprios tipos. Nesse caso, o modelo de prótese inflável é bem mais cara que a do tipo maleável.

Tipo maleável

Por ser mais em conta que o tipo inflável, a prótese maleável acaba sendo bastante procurada por quem não tem muitas condições para o procedimento. Entretanto, esse estilo de prótese tem algumas desvantagens alinhadas a esse valor.

O principal deles é que elas se mantém eretas o tempo inteiro, o que pode causar um grande desconforto para o paciente. Ainda que seja possível mexer para estar menos visível, dificilmente vai ser possível deixar como era esperado.

Além disso, a ereção não fica tão natural como ocorre no tipo inflável. Dessa forma, apesar de mais barata, alguns pontos precisam ser colocados em jogo antes de escolher por esse modelo.

Prótese Peniana Inflável – Uso da bomba

prótese peniana inflável

Para uso da prótese inflável, onde é preciso acionar um botão para inflar o dispositivo como bomba, esse processo pode ser bastante difícil para pacientes de maior idade. Ou, ainda, qualquer pessoa que tenha algum tipo de problema nas mãos.

Além disso, se esse paciente de mais idade tiver algum problema vascular, a maior probabilidade é de ter ereções mais frias do que o esperado.

Esse artigo te ajudou? Deixe seu voto!

2 - 1

Obrigado pelo seu voto!

Desculpe, mas você ja votou!