Um aneurisma cerebral pode ser grave, mas com diagnóstico precoce e tratamento adequado, as chances de sobrevivência são maiores.
Sintomas de rompimento do aneurisma
Conteúdo
Um aneurisma ocorre quando há uma dilatação anormal de uma artéria, formando uma espécie de bolsa. Geralmente, essa condição é assintomática e muitas pessoas nem sabem que possuem um aneurisma até que ele se rompa. Entretanto, em alguns casos, é possível identificar alguns sinais que podem indicar o rompimento do aneurisma. Dentre os sintomas mais comuns estão a dor de cabeça intensa e súbita, sem qualquer outra causa aparente, além de uma rigidez na nuca. Também é relatado a visão borrada, a fotofobia e dificuldades na fala. Outros sinais que podem surgir incluem a tontura, perda de consciência e até mesmo convulsões. Vale ressaltar que esses sinais variam de acordo com o local em que o aneurisma se encontra e a gravidade do rompimento.
Quando existe maior chance de rompimento
Apesar de nem sempre serem sintomáticos, os aneurismas possuem o risco de se romperem, levando a consequências graves. Existem alguns fatores que podem aumentar a possibilidade de rompimento do aneurisma, como por exemplo, o tamanho do mesmo. A medida que o aneurisma cresce, aumenta também a chance de ruptura. Além disso, o histórico familiar de aneurisma cerebral também é um fator de risco, uma vez que algumas pessoas apresentam uma predisposição genética para o desenvolvimento dessa condição. O tabagismo também é apontado como uma causa que pode contribuir para o rompimento do aneurisma, pois o tabaco prejudica a saúde vascular, aumentando a pressão arterial e enfraquecendo as paredes das artérias. Outros fatores como a pressão arterial elevada, o abuso de drogas, o uso prolongado de determinados medicamentos e a presença de doenças vasculares também podem aumentar as chances de ruptura do aneurisma.
Possíveis sequelas do aneurisma
A ruptura de um aneurisma pode causar diversas sequelas e, em alguns casos, até mesmo levar à morte. As consequências irão variar de acordo com o tamanho, localização do aneurisma e também a rapidez no atendimento médico. Algumas complicações que podem surgir incluem danos cerebrais permanentes, paralisia, distúrbios cognitivos, perda de memória, dificuldades na fala, alterações na visão, convulsões, entre outros. As sequelas também podem depender do momento em que ocorreu o rompimento do aneurisma, pois quanto mais rápido o tratamento adequado for realizado, menores serão as chances de complicações graves. Portanto, é fundamental buscar ajuda médica imediata ao apresentar sintomas de rompimento de um aneurisma, a fim de minimizar os danos e aumentar as chances de sobrevivência.
Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, faça uma consulta com um médico.
Esse artigo te ajudou? Deixe seu voto!