O que é Abstinência Sexual – Quais os Malefícios

Você já parou para pensar que existem diversos malefícios da abstinência sexual? Sim, a falta de sexo, por mais que considerada “normal” por muitos, pode trazer alguns problemas.

Nesse sentido, a abstinência sexual, ou seja, falta de sexo, acarreta efeitos especialmente para a saúde mental do indivíduo, gerando estresse, nervosismo, ansiedade, diminuiu o humor e aumenta o risco de doenças.

Por exemplo, as pessoas que praticam sexo geralmente possuem melhor autoestima e vive mais feliz, segundo a especialista Dra. Maria do Céu Santo em entrevista para a RTP, rede televisiva de Portugal.

Ou seja, se você parar para pensar, uma coisa que para muitos é um tabu, deve começar a ser levado como uma coisa normal, e que pode ser bastante benéfica.

Por fim, para você ficar por dentro, neste artigo vamos conhecer os tipos de abstinência sexual, seus malefícios e alguns possíveis benefícios que pode ter.

Confira conosco e boa leitura!

Tipos de Abstinência Sexual

abstinencia sexual

Primeiramente, você deve saber que a abstinência sexual pode ser de 2 principais tipos: voluntária e involuntária.

Ou seja, sim, nem sempre uma pessoa pode ter abstinência sexual porque “ela não quer” ou leva aquilo como um tabu.

Para você entender melhor esses dois tipos, confira a seguir um pouco sobre cada uma delas:

Voluntaria

A abstinência voluntária é quando uma pessoa por uma necessidade física, psicológica, no geral, de saúde, deixa de praticar sexo parcial ou completo, seja por penetração na vagina, seja sexo oral ou em forma de masturbação.

No geral, fisicamente, a abstinência sexual não faz mal à saúde.

Aliás, é comprovado ser o único método contraceptivo 100% eficaz, natural, que previne gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo.

Isso faz com que muitas pessoas evitem o ato, mesmo que já existam métodos contraceptivos e de proteção, que ajude a evitar essas coisas.

O que é Abstinência Sexual - Quais os Malefícios 1

No entanto, não apenas isso, voluntariamente, algumas pessoas podem privar-se do sexo em algumas situações como:

  • Após uma cirurgia;
  • No pós-parto;
  • Durante o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis;
  • Para cauterização do coloco do útero, quando algumas pessoas passam por algum problema provocado pelo HPV, alterações hormonais ou infecções vaginais, por exemplo.
  • Antes de realizar o exame preventivo nas mulheres, o Papanicolau, sendo recomendado pelo menos 3 dias de abstinência sexual.
  • Antes de realizar o exame de espermograma em homens, realizado para verificar a quantidade de qualidade dos espermatozoides;
  • Durante o uso de remédios vaginais como pomadas e comprimidos recomendados para tratar algum tipo de infecção;
  • Durante o uso de absorvente interno no período menstrual.

Essas são algumas das situações que voluntariamente tanto homens quanto mulheres podem passar por um período parcial ou completo de abstinência sexual.

Involuntária

Já a abstinência sexual do tipo involuntária, é quando a pessoa pratica a abstinência sexual por questões religiosas, filosóficas, físicas, psicológicas ou morais.

A abstinência sexual involuntária segue como uma proibição por um motivo qualquer, onde homens e mulheres se privam por um período de tempo ou por completo, da prática do sexo, seja oral, anal, vaginal ou em forma de masturbação.

O sexo é responsável pela liberação de hormônios responsáveis pelo prazer, bem-estar, satisfação e felicidade, e é uma das poucas atividades que conseguem reduzir o nível de estresse.

Por fim, saiba que esse tipo de abstinência, mesmo que muitas pessoas acabem não sabendo, mas é bem comum de ocorrer.

Vejamos a seguir os malefícios que podem acarretar a abstinência sexual.

Entenda os malefícios da abstinência sexual

abstinencia sexual faz mal?

Transar faz bem e ponto final. Se a abstinência sexual não causa doenças, fazer sexo melhora a saúde, especialmente a saúde mental.

Homens e mulheres que praticam sexo vivem mais felizes, possuem melhor autoestima.

Além disso, a prática do sexo não deixa de ser um exercício físico, e como você já deve saber, a prática estimula a liberação de testosterona nos homens, aumentando os níveis de endorfina, adrenalina, noradrenalina e cortisol, estimulando o sistema nervoso central e melhora e circulação.

Ou seja, veja quantos benefícios você está perdendo com a prática da abstinência sexual, e os malefícios que ela o pode causar fisicamente se avaliarmos com clareza o parágrafo acima.

Além disso, em mulheres ficar pelo período de 10 dias ou mais sem sexo causa perda de elasticidade e ressecamento da vagina, o que pode tornar o sexo muito mais doloroso depois.

Em homens, após 3 dias em abstinência sexual já é o suficiente para o volume do sêmen dobrar, no entanto se esses dias se prolongam esse quadro pode se reverter e o número diminuir drasticamente.

O sexo não é uma função vital da vida do ser humano. Do tipo sem sexo a pessoa morre. Não é isso.

No entanto, os maiores malefícios da abstinência sexual estão relacionados ao caráter psicofísico, a saúde mental.

Pessoas sem sexo são mais propensas a uma depressão, por exemplo.

beneficios da abstinencia sexual

Além disso, é potencializada a perda de autoconfiança, algumas pessoas perdem apetite, pode provocar insônia, irritabilidade, o que pode ocasionar o risco de algumas doenças, como a obesidade, pois pessoas ansiosas, por exemplo, tendem a descontar sua ansiedade na comida.

Existem ainda evidências que mencionam que a abstinência sexual afeta a longevidade, ou seja, quanto mais um pessoal mantém sua vida sexual maior será o aumento da longevidade.

Considerações finais

Por fim, percebemos que o maior malefício da abstinência sexual é a saúde mental e felicidade do indivíduo.

Aceitável e recomentado é a abstinência sexual voluntária por um motivo específico, principalmente por problemas relacionados à saúde.

No entanto, abstinência sexual involuntária, por imposição ou práticas religiosas e filosóficas que podem ser ponderadas, em longo prazo pode prejudicar muito a saúde do indivíduo.

Então, leve sempre isso em consideração, e caso você veja necessidade, procure uma ajuda profissional para tratar esse tipo de problema.

Nos vemos em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Zap
Posso ajudar?