Notícias

Educação

publicado em 02 de Fevereiro de 2012

Governo de Minas inaugura Escola Magistra para capacitar profissionais da educação

Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores tem como missão ser um espaço para a formação continuada dos servidores da educação

por Wander Veroni

O governador Anastasia e a secretaria de Educação Ana Lúcia Gazzola inauguram a Escola Magistra.  Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG.

 

Na manhã desta quinta-feira (02), foi inaugurada a Escola Magistra de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. Denominada de “a escola da escola”, a Magistra tem como meta ser um espaço destinado à formação continuada e desenvolvimento dos profissionais e gestores da educação em Minas Gerais. Na cerimônia, estavam presentes o governador Antônio Augusto Anastasia e a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, entre outras autoridades.

O evento de inauguração foi transmitido ao vivo pelo Canal Minas Saúde – tanto pelo portal, quanto na TV, numa parceria entre Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Rede Minas de Televisão. A Saúde disponibilizou parte da grade do Canal Minas Saúde para a transmissão do evento que ficou sob a responsabilidade da Rede Minas.

Durante o discurso de inauguração, o governador Anastasia falou da importância do projeto da Escola Magistra e elogiou o trabalho do Canal Minas Saúde. “(...) Dentro deste modelo de capacitação no estado, temos por excelência, por todas as tecnologias fornecidas, o Canal Minas Saúde, que fortalece a capacitação de nossos educadores, profissionais e gestores de saúde em toda Minas Gerais", disse. Na sequência, ele enfatizou a importância da capacitação na área da educação entre os educadores e profissionais da educação que será realizado na Magistra. “Este novo órgão do Governo de Minas, a Escola Magistra, tem exatamente por objetivo voltar com a antiga tradição mineira que é a qualificação permanente dos nossos docentes, qualificando os professores e dando a eles uma melhor condição de ensino e, dessa maneira, chegando aos nossos alunos um ensino de melhor qualidade”, finaliza.

Para a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, a Escola Magistra tem um projeto pedagógico inovador de capacitação dos profissionais da educação, tendo como norte um compromisso com o futuro, articulado com as necessidades, interesses e demandas reais do presente. Com entusiasmo, a secretária comemora a inauguração da Escola. “Essa é uma grande conquista que recebemos com aconchego no nosso coração. É um sonho antigo porque na escola poderemos debater valores importantes, como cultura de paz, filosofia, diversidade, tudo isso que é de extrema importância e que faz parte do universo escolar. A inauguração da Escola Magistra melhora a capacitação dos nossos professores e, com isso, melhora diretamente a formação dos nossos alunos em toda Minas Gerais”, diz.

Criada pela Lei Delegada nº 180, de 20 de janeiro de 2011, a Magistra irá funcionar na avenida Amazonas, 5855, bairro Gameleira, Belo Horizonte, na antiga sede da SEE-MG. O local irá promover desde capacitações voltadas para o exercício profissional, no sentido estrito, até capacitações que objetivam a melhoria das condições de gestão e que ampliem a visão de mundo dos profissionais da educação. Na Escola Magistra, os cursos serão voltados para professores e os demais profissionais relacionados ao processo educacional, como inspetores escolares, auxiliares de serviços gerais e gestores, por meio de cursos presenciais ou a distância, como forma de atender os mais de 276 mil profissionais efetivos, efetivados e designados, chegando às 3.779 escolas estaduais, espalhadas por todo o Estado. A escola atenderá também profissionais das redes públicas municipais.

Além dos cursos presenciais e a distância que serão oferecidos aos profissionais da educação, a Escola Magistra será parceira do Canal Minas Saúde. No programa “Rodas de Conversa”, os alunos da instituição poderão acompanhar as reuniões entre educadores que já acontecem na Magistra, que serão transmitidas às unidades escolares e as Superintendências Regionais de Ensino por meio do Canal Minas Saúde. O formato do programa e a veiculação do mesmo dentro da grade de programação do Canal estão sendo formulados. Atualmente, cerca de 92% das escolas públicas estaduais já instalaram as antenas que recebem o sinal do Canal Minas Saúde. A expectativa é de que, ainda no 1º semestre, todas as escolas estejam com o equipamento montado.

Ao lado da secretaria de educação, Ana Lúcia Gazzola, o governador Anastasia visita o Museu Ana Maria Casasanta. Foto: ACS/SEE.

Educação em Museu

Além de cursos de capacitação, a Escola Magistra será sede do Museu Ana Maria Casasanta que conta com um acervo de cerca de seis mil peças que ajudam a contar a história da educação em Minas Gerais. Entre as peças há carteiras, uniformes, quadros negros, cartilhas de leitura e até palmatórias. As peças pertenciam ao Museu da Escola, que ficava em exposição no Instituto de Educação de Minas Gerais, e foi repensado e rebatizado. O Museu Ana Maria está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, mediante agendamento por telefone (31) 3379-8431.