Quais os Benefícios da uva para a saúde

Quando se pensa em uva logo vem à mente um bom vinho, mas não é apenas o vinho que previne doenças como a do coração, com o uso moderado de uma taça diária, você pode se aproveitar dos diversos benefícios da uva.

As propriedades da uva são benéficas à saúde, pois possuem vitaminas como a C, B, a frutose, a glicose, e ainda contam com propriedades que energizam o organismo.

Considerada uma das frutas mais versáteis, a uva além de saborosa e refrescante também é saudável e previne várias doenças. Conheça seus os benefícios da uva e use e abuse dos sucos, geleias, doces, vinhos e mousses.

Encontramos diversos tipos de uva: as rosadas, as verdes, as vermelhas, as maiores e menores e ainda a uva passa, muito utilizada em festas natalinas.

benefícios da uva

Principais benefícios da uva

A fruta é rica em vitamina C, vitamina B, vitamina K, vitamina E, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco, além de ser fonte de carboidratos e de fornecer energia.

Em dietas, a uva é utilizada exatamente porque apresenta apenas 70 calorias em seu consumo, além de conferir um fator de energia a quem a consome.

Outros benefícios da uva são:

  1. Auxílio na digestão por conter fibras principalmente na casca
  2. Alívio nas enxaquecas e dores de cabeça
  3. Previne doenças dos rins
  4. Fortalece o sistema imunológico
  5. Tem ação antimicrobiana, aumentando a defesa do organismo
  6. Tem efeito antioxidante e ação anti-inflamatória
  7. Inibidora de micróbios
  8. Previne o câncer(tumores)
  9. Proporciona um melhor funcionamento das defesas imunológicas
  10. Aumenta a produção de Ferro no organismo
  11. Protege contra o envelhecimento das células
  12. Controla a vasodilatação das artérias

Como escolher a melhor uva?

As uvas estão presentes o ano todo, mas é no verão, entre os meses de janeiro e março, que elas se encontram mais adocicadas, mais maduras e com menor valor no mercado.

Quais os Benefícios da uva para a saúde 1

A coloração da uva é o principal indicativo de que elas realmente estão adequadas ao paladar, pois geralmente elas podem se encontrar ácidas e não serem saborosas como as que possuem uma pigmentação mais atrativa aos olhos.

E a casca e as sementes das uvas, são boas para que?

A melhor maneira de se consumir a fruta é in natura, pois desta maneira ela se apresenta com mais nutrientes e quantidade de polifenois tanto em sua casca quanto nas sementes.

Muitos descartam a casca ou a sementes da uva durante a degustação, mas o correto é usar e abusar deles, já que são ricos em antioxidantes e auxiliam o corpo a descartar ácido úrico, evitando desta maneira a doença concentrada nos rins.

Benefícios da uva na prevenção de doenças

  • Do coração: Excelente para prevenir doenças do coração, a uva aumenta consideravelmente a quantidade de óxido nítrico contido no sangue, evitando desta maneira que o sangue se coagule, limpando as toxinas contidas nele.
  • Câncer: principalmente a uva da cor roxa que promovem radicais livres e reduzem a ação de oxidantes.
  • Cardiovasculares: por conter antocianos, taninos e flavonoides, princípios que são ideais para cuidar de nosso coração e previnem problemas como a arteriosclerose e até disfunção erétil.
  • Prisão de ventre: as uvas roxas atuam como laxantes, principalmente se consumir suas cascas e sementes.
  • Dor no estômago: o suco natural de uvas é ideal para melhorar a digestão.
  • Infecções: as uvas têm propriedades antivirais e antibacterianas e auxiliam na limpeza de nosso sangue.
  • Má formação do feto: as uvas roxas possuem ácido fólico, excelente componente que evita a má formação dos fetos nas primeiras semanas da gravidez.

Benefícios da uva verde

Quais os Benefícios da uva para a saúde 2

A uva verde possui em sua casca uma considerável quantidade de potássio, cálcio, magnésio, minerais e por esse motivo mantêm o bom nível do colesterol e propicia um poder antiviral e antibacteriano ao organismo. Além disso, a uva verde é um excelente laxante natural.

Mas atenção!

Ao consumir a uva, esteja atento à sua higienização. Sempre lave bem e opte por uvas produzidas por quem tem referência no mercado. Segurança alimentar em primeiro lugar.

Receita deliciosa de Mousse de Uva

Além da uva ser deliciosa e você aproveitar os benefícios da uva comendo cru, você pode usa-las em receitas simples. Segue abaixo uma delas:

Quais os Benefícios da uva para a saúde 3

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de suco concentrado de uva
  • ½ xícara de chá de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite (200 gramas)
  • 1 caixa de gelatina sabor uva
  • ½ xícara de chá de água fervente

Modo de Preparo

  • Bata no liquidificador o suco de uva, o leite condensado, o creme de leite e a gelatina já dissolvida na água fervente conforme instruções contidas na embalagem.
  • Despeje em um refratário ou em forminhas individuais.
  • Leve à geladeira por 4 horas
  • Rende 5 porções.

Agora que você já sabe os benefícios da uva, basta aproveitar e comer uvas de todo os tipos e receitas.

Esse artigo te ajudou? Deixe seu voto!

2 - 1

Obrigado pelo seu voto!

Desculpe, mas você ja votou!