O que é Osteoporose? Como evitar e o que tomar para combater

osteoporose é uma degeneração óssea, que em algum momento de nossas vida, todos nós vamos sofrer. Neste artigo você vai aprender a atrasar o seu aparecimento e como manter os seus ossos em bom estado, por isso fique atento a esta incrível matéria sobre como combater a Osteoporose.

A osteoporose é uma doença na qual os ossos se tornam frágeis e quebradiços. O resultado é um aumento da porosidade que conduz à perda de densidade e de força.

A osteoporose é chamada de doença silenciosa. É chamado assim porque ele invade o nosso corpo sem que percebamos, até que um dia os ossos do quadril, pulso, vértebra se torna propensos a se quebrar com maior facilidade e nosso médico diagnostica osteoporose.

Osteoporose
4 estágios da osteoporose

Entretanto, é possível combater ou evitar a osteoporose?

Como combater a osteoporose

Mudanças nos hábitos diários com uma nutrição adequada, exercícios regulares, bem como o abandono de certos maus hábitos como fumar, pode fazer você combater a osteoporose. Você pode até mesmo superá-lo.

Vamos explicar nestes dois itens de alimentos que você deve tomar para tornar os ossos fortes e robustos.

Fatores que influenciam a absorção de cálcio baixos

Uma das causas que influenciam a osteoporose é que o nosso corpo assimila mal o cálcio.

No entanto, o cálcio é um dos minerais mais importantes no desenvolvimento e na manutenção dos ossos e dentes. Mas não é só isso.

Sempre tem sido dada maior importância ao cálcio, é realmente importante, mas os ossos também precisam de outros minerais importantes, tais como o fósforo, magnésio e flúor.

Sem a ingestão adequada e o metabolismo destes minérios, os processos de nutrição, crescimento e manutenção da massa óssea está incompleta. Na verdade, o problema não é a falta de fornecimento insuficiente de cálcio.

O problema é o consumo excessivo de proteína, sódio e fósforo. Estes nutrientes, em excesso dificultam a absorção adequada de cálcio, a alteração do metabolismo e faz com que ocorra excreção de cálcio.

osso com osteoporose
Osso normal / Osso com osteoporose

Outros fatores que influenciam a baixa absorção de cálcio

Fumar, beber álcool e café em excesso aumenta a perda de densidade óssea e reduz a absorção de cálcio.

Falta de atividade física impede a regeneração óssea adequada.

Os fatores de risco para osteoporose que apresentaram maior frequência para alguns estudos, foram:

  • sedentarismo (53,1%)
  • uso de corticoide (18,6%)
  • menopausa precoce (15,9%)
  • tabagismo (11%)
  • etilismo (3,4%)
  • fratura de quadril em pais (1,4%)
  • síndrome de má absorção (1,4%)
  • e uso de anticonvulsivante (1,4%).

Para combater a osteoporose, você deve se preocupar com sua alimentação. Se você estiver ingerindo uma alimentação correta e que consiga nutrir bem seus ossos corretamente e fazer algum tipo de atividade física diária, e você tem a chave para melhorar sua situação.

Nutrientes para combater a osteoporose: O cálcio

É o mais importante, mas não o único. O cálcio ocupa cerca de 2% do peso total de uma pessoa. 99% do cálcio do corpo se encontra no osso e dentes.

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A taxa de absorção de cálcio a partir de alimentos varia entre 25% – 40%. No caso de absorção grávida sobe para 60%.

A absorção de cálcio depende de um hormônio derivado de vitamina D. Por conseguinte cálcio e vitamina D são estreitamente relacionadas. Certamente você já ouviu falar que sol é bom para os ossos. De fato é, quando tomamos o sol absorver a vitamina D e isso contribui para a absorção de cálcio bom.

As quantidades de cálcio a ser tomadas:

  • Para adultos: 900 mg / dia
  • Para as mulheres grávidas: 1100 mg / dia
  • Para as crianças: 1200 mg / dia

A vitamina D não deve faltar na sua dieta para combater a osteoporose, é essencial. A vitamina D promove a absorção de cálcio e fósforo.

Esta vitamina pode criar o corpo através da luz solar. Existem também os alimentos que contêm vitamina D: peixes, ovos e laticínios. O óleo de fígado de peixe é usado como um suplemento de vitamina D.

Quais os alimentos para combater a osteoporose

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  • Leite (120 mg de cálcio / 100 g) e todos os seus derivados: queijo, iogurte, manteiga-calorias-cuidado com.
  • Sementes de gergelim (150 mg / 100 g)
  • As folhas verdes (150 mg / 100 g)
  • Amêndoas (150-250mg / 100g)
  • As leguminosas (150 mg / 100 g)

O fósforo também é necessária para uma absorção adequada de cálcio. Está presente no nosso esqueleto em 85%. Os adultos devem tomar 700 mg / dia. Podemos tomar os alimentos que são ricos em proteínas.

Alimentos com fósforo, e suas proporções:

  • Queijos (400-800 mg / 100 g)
  • Peixe e carne (200-300 mg / 100 g)
  • Ovos (200 mg / 100 g, concentrar na gema)
  • Vísceras (300-600 mg / 100 g no cérebro, fígado, pâncreas)
  • Amêndoas (350-600 mg / 100 g)
  • Legumes (300-400 mg / 100 g)
  • Grãos integrais (300 mg / 100 g)

Flúor, essencial no tratamento da osteoporose

O flúor é crucial para manter a dureza e densidade da matriz mineral do esmalte e do osso. Aproveitamos deste mineral cerca de 3 mg / dia em mulheres, crianças e homens de 4 mg / dia.

Podemos tomar água, peixes, mariscos, e todas as variedades de chá.

O magnésio

No corpo tendem a acumular-se 25 gramas e 60% concentra-se no esqueleto. Os alimentos que fornecem magnésio e a sua razão:

  • Frutos secos (200-350 mg / 100 g)
  • As frutas ressecadas, como passas, tomates … (60 mg / 100 g)
  • Grãos integrais (150-200 mg / 100 g)
  • As leguminosas (150 mg / 100 g)
  • As folhas verdes (50 mg / 100 g)

Veja mais sobre osteoporose, através do vídeo explicado por um médico:

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