Falta de Vitamina D ou D3 – Qual a diferença e para que serve

Você sabe quais são os sintomas de falta de Vitamina D ou D3? Muitos já sabem os benefícios relacionados ao consumo de vitaminas, o corpo humano depende completamente das vitaminas para trabalhar em equilíbrio e sadio. 

Por isso estão distribuídas nos alimentos, justamente pela sua importação no organismo dos seres vivos. 

vitamina D é uma das vitaminas mais complexas e que ainda gera dúvidas sobre todas as suas funções no organismo. Por ser um pro hormônio, a vitamina D possui atividades essenciais para manutenção dos ossos, hormônios, sistema imunológico, controle de minerais entre outras. 

A vitamina D é um gripo de dois tipos de vitamina: Vitamina D2 (ergocalciferol) e vitamina D3 (colecalciferol). As duas vitaminas conseguimos através da alimentação, entretanto a vitamina D3 pode ser sintetizada a partir dos raios ultravioletas pela exposição solar. Sendo assim, a vitamina D3 se torna mais importante, pois é a fração que organismo utiliza (forma ativa) e por isso a falta de Vitamina D3 é tão sentida. 

Falta de Vitamina D ou D3 - Qual a diferença e para que serve 1

As fontes de vitamina D2 encontramos em alimentos de origem vegetal como plantas, cogumelos, já a vitamina D3 pode ser encontrada em alimentos de origem animal como: óleos de fígado de peixe (como o bacalhau e o atum), sardinhas, fígado de mamíferos, ovos e produtos lácteos, principalmente o leite.

A alimentação é uma das maneiras de conseguir a vitamina D2 e D3, no entanto, as fontes são muitas vezes inacessíveis para as pessoas que não são gostam desses tipos de alimentos. 

Quando falamos sobre exposição solar ser importante para aumentar a vitamina D no corpo, é pelo motivo de que, antes de ser uma vitamina D, ela é uma pré vitamina D. Conforme temos a exposição solar, os raios ultravioletas penetram na pele e convertem a pré vitamina em vitamina D3. Porem hoje em dia, as pessoas tem medo de tomar sol e acabam se deparando com a falta de vitamina D3. 

Essa exposição solar precisa ser diretamente na pele, ou seja, o uso de protetores solares diminui a captação dos raios ultravioletas e com isso não conseguimos sintetizar a vitamina D3. 

Apenas pela exposição solar já conseguimos ter a produção de vitamina D3. Tanto a vitamina D2 quanto a vitamina D3 dos alimentos colabora com apenas 20% do total de vitamina D3. Já a exposição solar contribui com 80% do total de vitamina D3.

tomando vitamina d3
Exposição ao sol

A falta de Vitamina D3, se torna mais preocupante, uma vez que, cada vez mais as pessoas estão deixando de tomar sol, pela rotina, mudança de rotina, vestimenta que cobrem todo o corpo, cor da pele e idade. 

Nos estados unidos da américa a deficiência de vitamina D3 se tornou um problema de saúde pública. 

A suplementação de Vitamina D3 é uma das maneiras mais eficiências e naturais de aumentar os níveis de vitamina D3 no organismo. 

Sendo segura, natural e muito eficaz para o público que já apresenta deficiência de vitamina D.

Falta de Vitamina D3 e a deficiência podem causar:

A falta de vitamina D3 podem ocasionar os seguintes problemas de saúde: 

  • Diminuição de cálcio nos ossos, podendo levar a osteomalácia e osteoporose. 
  • Fraqueza óssea e muscular;
  • Falta de testosterona;
  • Fadiga e cansaço;
  • A deficiência está envolvida em doenças metabólicas.
vitamina d3

A vitamina D3 é a forma ativa da vitamina, quando ela é ativada pela exposição solar, ela é encaminhada para o fígado para sofrer a primeira conversão e passa para os rins para a segunda conversão.

Logo após sair do fígado pela corrente sanguínea, a vitamina D3, sendo chamada de Calcitriol, ela pode atuar aumentando o cálcio no sangue e aumentar a absorção de cálcio pelo intestino e diminuir a excreção de vitamina D3 pela urina. 

Os benefícios relacionados aos níveis adequados de vitamina D são:

  • Controle da manutenção dos ossos
  • Secreção da insulina; 
  • Modulação do sistema imunológico; 
  • Função muscular 
  • Manutenção e equilíbrio do cálcio no organismo.
  • Controle do fósforo. 

Além disso, os estudos vêm mostrando que muitas doenças metabólicas como diabetes mellitus, obesidade, resistência insulina podem ter relação com a falta de vitamina D3. No entanto, ainda estão sendo realizados muitos estudos para realmente 

Falta de Vitamina D ou D3 - Qual a diferença e para que serve 2

A suplementação de vitamina D3, além de aumentar os níveis de vitamina D3 no organismo, irá contribuir melhorando e auxiliando os ossos, dentes mais fortes, sistema imunológico, musculatura, auxilia no processo de divisão celular, participa no tratamento contra o raquitismo, estimula a produção adequada de hormônios, auxilia na regulação dos níveis de insulina, melhora problemas sexuais, entre outros.

Você pode adquirir a vitamina D3 em cápsulas ou Vitamina D3 em gotas. As duas versões irão fornecer ao seu organismo a quantidade necessária para você cuidar da sua saúde e do seu bem-estar. Sempre busque marcas que possam garantia de qualidade e são registrados na ANVISA. Busque o melhor para você.

Você está com sintomas da falta de vitamina D3? Pois deveria fazer o exame regularmente, caso você não tome tanto sol.

Esse artigo te ajudou? Deixe seu voto!

1 - 0

Obrigado pelo seu voto!

Desculpe, mas você ja votou!