A dança é um dos principais movimentos e atividade física que ajuda o corpo a se tonificar e também a diminuir o estresse e a ansiedade. Mas você sabe quais os benefícios da dança para o corpo?
Aquele velho ditado “quem dança os males espanta” não poderia ser tão real. Afinal, é comum observar o quão mais fácil seria se pudéssemos escapar dos problemas, da correria do dia a dia, do que exercitar a mente e o corpo e, de quebra, aprender a lidar com a rotina estressante.
E a dança é um dos pilares mais importantes para trabalhar em conjunto o corpo e a mente. Não é só pelo ato de movimentar-se e concentrar em passos de dança. Vai muito além. Por exemplo, com a dança você acaba tendo uma percepção muito maior da sua flexibilidade, do seu foco, da sua responsabilidade corporal, o que pode ajudar, e muito, no seu desenvolvimento interpessoal.
Mas, antes de entrarmos nos benefícios da dança para a saúde, temos que conscientizar os leitores.
A dança é uma atividade física que requer certo aproveitamento do aluno, seja por prática diária ou por esporádicas vontades. Isso quer dizer que, independentemente do seu caso, é necessário que esteja apto para realizar atividade física. E muitos podem pensar que a dança só traz bem estar para o corpo, porém, há indícios e pesquisas que já demonstram o quanto a dança ajuda e aprimora a consciência corporal e cognitiva.
E é exatamente isso que veremos hoje. Vamos conhecer os principais benefícios da dança para a nossa saúde? E já se prepare. Após descobrir as vantagens de praticá-la, já estará dando uns passinhos para lá e outros para cá. Então, leia com atenção!
Benefícios da dança para o corpo
Conheça abaixo os benefícios da dança!
Acessibilidade
Essa vantagem pode ser um tanto quanto óbvia, entretanto, até as maiores certezas devem ser contempladas. A dança é uma das atividades físicas que permite que qualquer pessoa, de qualquer idade possa fazer. Seja criança, adolescente, adultos, mulheres, homens, grávidas e assim por diante. É claro que para cada idade ou para cada condição física existem limites, entretanto, é muito acessível.
Além disso, a dança pode ser praticada em casa, em academias, com colegas, aulas particulares e até aprender tutoriais e coreografias pela internet, por meio do Youtube. Ou seja, não tem como ficar parado e muito menos encontrar desculpas que não tem tempo para dançar!
Repetindo: qualquer pessoa, qualquer idade, qualquer lugar e em qualquer hora!
Tonificação muscular
Não tem como nós não falarmos desse objetivo nos benefícios da dança. Muitas pessoas buscam a dança para controlar o peso, emagrecer e tonificar os músculos. E elas não estão erradas.
Quando se aprende uma coreografia nova, por exemplo, muitas partes do corpo são necessárias para fazer determinado movimento e isso acaba, consequentemente, tonificando os músculos e deixando-os mais fortes e definidos durante a prática regular desse exercício.
O mais interessante é que com a dança você tonifica os músculos com prazer e diversão, uma vez que dança é arte! Então, os resultados são visíveis rapidamente.
Benefícios da dança na Consciência corporal
Dois passos para a direita e depois dois passos para a esquerda, não tem como errar, não é mesmo? Pois bem.
É comum que tenhamos distrações no dia a dia e que até fujamos um pouco do nosso equilíbrio emocional quando há muitas tarefas a serem executadas em um curto espaço de tempo. Muitas vezes ficamos com as pernas, pés e mãos dormentes ou formigando porque nos esquecemos de alongar, movimentar e mudar de posição. E essas ações podem acarretar em problemas posturais, de respiração e, inclusive, deixar os ossos mais fracos.
Com a dança, a sua coordenação é aprimorada, sua consciência corporal é amplificada e seu equilíbrio é restaurado. Você terá mais noção do que pode ou não fazer. E não é apenas no sentido de ser mais flexível com o corpo, mas também com a mente. Quando se trabalha o corpo, a mente é a consequência direta mais atingida.
Logo, com a dança seus ossos e seu sistema imunológico tornam-se mais fortes e você acaba adquirindo mais confiança em relação ao próprio corpo!
Bem estar e autoestima
Imagine o cenário: você é tímida e precisa apresentar um trabalho ou precisa aprender a expressar seus sentimentos de uma vez por todas. Seria difícil? Se a resposta for sim, tenha em mente que a dança promove outro tipo de benefício não tão óbvio.
Um dos benefícios da dança é se soltar, aprender como que funcionam os movimentos corporais e trabalhar a concentração. A partir do momento em que a coreografia é aprendida, por exemplo, e você se preocupa apenas com você e não com a plateia ou passos errados, a sua autoestima é enriquecida. Um movimento puxa o outro e por aí vai.
Após um dia de trabalho estressante, a dança pode ajudar a liberar hormônios que promovam o bem estar. Com a dança, você aprende a trabalhar a linguagem corporal, o que ajuda a diminuir a sua timidez e insegurança ao falar em público ou sobre assuntos mais pessoais.
Deu para perceber que há muitos benefícios da dança para a saúde, e esses foram apenas alguns! Esperamos que tenham gostado de aprender um pouquinho sobre a importância e relevância de praticar essa atividade física tão prazerosa e relaxante!
Esse artigo te ajudou? Deixe seu voto!